5 Sentidos

‘Si que Brade’ dão início a mais uma temporada da ‘Música nos Museus’

Grupo actua hoje, pelas 19 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco

None
Foto arquivo

Hoje, 19 horas, o Museu Henrique e Francisco Franco abre portas a mais um ciclo da iniciativa ‘Música nos Museus’. Desta feita, com os ‘Si que Brade’, grupo de música e instrumentos tradicionais do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), com direcção artística de Roberto Moniz.

Este grupo inicialmente conhecido por ‘Tuna de Instrumentos de Cordas Tradicionais Madeirenses’ foi constituído no ano letivo de 1987/88 e visa estimular os jovens das escolas da região à aprendizagem de instrumentos tradicionais madeirenses. Atualmente o grupo ‘Si que Brade’ é composto por catorze elementos com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos.

O seu repertório incide predominantemente na área da música de raiz tradicional/popular madeirense, embora apresente temas populares nacionais e internacionais, assim como música erudita.

‘Si que Brade’ pretende dar a conhecer as raízes culturais do Cancioneiro Madeirense e divulgar, ao mesmo tempo, os cordofones tradicionais da região.

"É com o objectivo de valorizar e divulgar o património museológico da cidade, evidenciando a relevância que a arte possui no desenvolvimento do município, através da promoção de artistas e do apoio aos criadores que a Câmara Municipal do Funchal, pelo 5.º ano consecutivo, investe nesta iniciativa", destaca uma nota da autarquia.