5 Sentidos

Fundação Zino lança passaporte para levar jovens aos museus

Instituição assinou, hoje, um protocolo com a Direcção Regional da Juventude

None Ver Galeria
Fotos DR

A Fundação Cecília Zino e a Direcção Regional da Juventude (DRJ) assinaram, hoje, dia 26 de Janeiro, um protocolo de cooperação com vista à criação do ’Passaporte Cecília Zino’, que tem como objectivo promover hábitos de consumo de arte e cultura por parte das crianças e jovens madeirenses.

Nós achamos que a Cultura é uma parte fundamental e tem que ser acessível a todas as crianças e jovens da ilha da Madeira Susana Freitas da Fundação Cecília Zino

“A iniciativa ‘Passaporte Cecília Zino’ pretende fundamentalmente envolver entidades culturais e espaços culturais e dinamizar estes espaços. Chama-se passaporte porque nós criamos precisamente um passaporte e, basicamente, nós queremos que as crianças e jovens ganhem interesse em conhecer os espaços [culturais] que existem na Região Autónoma da Madeira, não só no Funchal mas também nas periferias”, sublinhou na ocasião a responsável pelo projecto.

O passaporte destina-se a jovens entre os 10 e os 18 anos e pode ser levantado no Centro de Desenvolvimento Humano da Fundação Cecília Zino, que fica no centro do Funchal, informa Susana Freitas.

“A ideia deste projecto é incentivá-los a visitar estes espaços [centros de exposições temporárias, museus e outros espaços culturais] a conhecer a cultura, ganharem especial interesse pela arte. No fundo, eles terão um carimbo por cada visita que fazem a um determinado espaço e quando tiverem 12 carimbos habilitam-se a um prémio, que vai a sorteio”, explica a representante da instituição.

A partir do final de Junho 2022, os passaportes que tenham mais de 12 carimbos habilitar-se-ão a ganhar diversos prémios, como sejam: uma viagem a Madrid para duas pessoas (com entradas para os Museus ‘Prado’  e ‘Rainha Sofia), um fim‑de‑semana em Lisboa ou Porto para duas pessoas (com visitas a Serralves, Gulbenkian e  MAAT), uma Playstation PS5 ou um Iphone 13.

Neste momento, são cerca de 12 os espaços que já demonstraram interesse em integrar a iniciativa, encontrando-se o projecto numa fase “mais burocrática” de assinatura de protocolos com as referidas instituições.

Susana Freitas adianta ainda que “em breve” serão celebrados mais protocolos com outras entidades, que irão disponibilizar o passaporte.

Com efeito, está prevista, no próximo mês, a assinatura de protocolos com a Câmara Municipal do Funchal e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, de forma a abranger grande parte dos espaços tutelados por essas entidades.