Desporto

Benfica conquista primeira vitória no grupo K da Taça da Europa em basquetebol

None

O Benfica conquistou hoje o primeiro triunfo no grupo K da Taça da Europa em basquetebol, superiorizando-se aos romenos do CSM Oradea por 94-57, em desafio da quarta jornada, disputado na Luz.

Com este êxito, os 'encarnados' voltam a alimentar o sonho do apuramento, numa competição em que apenas os dois primeiros avançam para a segunda fase.

Depois de um primeiro período muito equilibrado, com lideranças alternadas e que terminou empatado 17-17, o Benfica praticamente resolveu o desafio no segundo parcial, ao impor um 33-11, que deixou o resultado em 50-28 ao intervalo, 22 pontos de avanço.

Nesta fase, tudo saía bem ao conjunto português, liderado pela eficácia de Frank Gaines, já contabilizava 20 pontos, enquanto os romenos, que tinham vencido 83-77 em Alvalade, frente ao Sporting, falhavam em todos os setores.

Com o vencedor aparentemente decidido, os romenos reentraram fortes no encontro e aproximaram-se para 14 pontos (54-40), contudo, logo os lisboetas reagiram e até aumentaram as distâncias, partindo para o decisivo parcial com vantagem de 27 pontos, 72-45.

Depois de ter perdido na Roménia por 12 pontos, o êxito do Benfica, por 37 pontos, permite-lhe ter vantagem no confronto direto.

Frank Gaines, com 26 pontos, foi o melhor marcador e Alex Gavrilovic, com 17, foi o mais esclarecido dos romenos.

O Benfica ascendeu provisoriamente ao segundo lugar, com os mesmos cinco pontos do CSM Oradea, a dois do líder Sporting, e com mais um do que os polacos do Trefl Sopot: as duas equipas portuguesas somam quatro partidas disputadas, enquanto os rivais contabilizam somente três.

Em 02 de fevereiro, o Benfica visita o Trefl Sopot, na Polónia, concluindo o apuramento uma semana mais tarde, no dia 09, em Alvalade.