eleições legislativas Madeira

PS-Madeira promete aumento de pensões e salários

Foto: PS-Madeira
Foto: PS-Madeira

A candidatura do PS-Madeira à Assembleia da República sublinha a garantia do aumento das pensões e do salário mínimo no imediato, numa política de valorização do rendimento disponível para os trabalhadores e de garantir melhor qualidade de vida aos pensionistas.

Em relação às pensões, os socialistas da Madeira referem que as tabelas de retenção na fonte do IRS vão ser retificadas para salvaguardar que a actualização das pensões, que começou a ser processada em Janeiro, não é absorvida pelo imposto, garantindo um aumento líquido do rendimento mensal.

Lembram,  também, que o diploma com as novas tabelas de retenção na fonte foi publicado em Diário da República, e produz efeitos a 1 de Janeiro de 2022, devendo as entidades que processam o pagamento de pensões proceder à devolução do valor retido a mais em Janeiro. Nas novas tabelas mantém-se a isenção até aos 710 euros, mas alarga-se o escalão seguinte até aos 773 euros.

O aumento do salário mínimo, naquele que é o maior aumento de sempre, foi destacado pelos socialistas. Dos 705 euros passou-se para os 723 euros na Madeira, aplicando a majoração do valor para a Região.

Estes foram dois exemplos apresentados pelo PS-Madeira para demonstrar a preocupação da governação socialistas em assegurar uma adequada coerência entre crescimento económico e justiça social, salvaguardando que o País cresce quando todos crescem em rendimentos e oportunidades, evidenciando a sua "índole social", ao contrário do que, dizem os socialistas madeirenses, ser a "a postura do PSD nestas matérias onde ainda não há qualquer posição clara".

Miguel Iglésias sublinha a necessidade de sair destas Eleições Legislativas com estabilidade governativa que garanta ao País poder prosseguir com políticas de crescimento económico. “Precisamos virar a página da crise pandémica e da crise política muito rapidamente porque temos de continuar o rumo do desenvolvimento, de eliminar a pobreza e diminuir as desigualdades sociais e essa agenda de futuro só é garantida com um governo PS forte e estável”, vincou.

A propósito das declarações de Sara Madruga da Costa que referiu que o PS-Madeira era contra o novo Hospital, Miguel Iglésias sublinha a “profunda desfaçatez em iludir as pessoas com mentiras descaradas. O financiamento do novo hospital está garantido no Orçamento de Estado e já foram efetuados pagamentos da primeira fase. O novo hospital é uma realidade porque o PS Madeira se empenhou e porque o governo PS de António Costa aceitou cofinanciar a obra. Algo que o anterior governo PSD/CDS não fez.”