eleições legislativas Madeira

PS garante aos jovens isenções no IRS, alojamento mais barato, redução das propinas e aumento dos salários

None

O IRS Jovem, a redução das propinas, os alojamentos mais baratos e o aumento dos salários foram algumas das garantias destinadas ao jovens deixadas, hoje, numa iniciativa da candidatura do Partido Socialista à Assembleia da República.

Carlos Pereira quis lembrar que no Orçamento do Estado para 2022, "que foi chumbado, estava prevista a implementação do IRS Jovem, adiantando que esta solução continua prevista no programa do PS". Numa nota à imprensa, o partido refere que "os jovens que terminam os estudos e ingressam no mercado de trabalho terão uma isenção no IRS durante cinco anos (de 30% nos dois primeiros anos, 20% nos dois seguintes e 10% no último ano)". “Isso significa um aumento do rendimento disponível para os jovens”, frisou o cabeça-de-lista.

O candidato assumiu ainda que a redução do valor das propinas é um esforço que já tem vindo a ser feito e assegura que será mais significativa já neste ano de 2022.

Além disso, a candidatura afirma que o custo que o alojamento representa para os orçamentos das famílias madeirenses que querem pôr os seus filhos no ensino superior é outra das questões às quais os socialistas prometem dar atenção. “O nosso projecto eleitoral tem um programa para apoiar e dinamizar o alojamento, permitindo que os jovens possam ter acesso a alojamento mais barato”, deu conta o candidato.

Carlos Pereira focou a intenção do PS de aumentar os rendimentos, dando conta que está assegurado o aumento dos salários mínimo e médio dos portugueses. “O PSD não coloca isso nas suas prioridades”, alertou o socialista.

O cabeça-de-lista salientou que estas são quatro áreas que representam bastante importância para os mais jovens e para que possam ter melhores condições de vida. "Lembrou que estas são matérias que dependem do Governo da República, pelo que deixou um apelo para que todos – os jovens em particular – façam um esforço no sentido de garantir que o PS ganha as eleições com maioria, de modo a que estas medidas sejam implementadas", refere a nota.

“Sabemos que o PSD não implementará estas medidas e é importante que elas sejam estendidas à Madeira e sejam úteis para os jovens madeirenses”, concluiu.