Madeira

Bombeiros profissionais terão salário igual até 2027 na Madeira

None

Os bombeiros profissionais da Madeira das associações humanitárias e os sapadores ganharão o mesmo salário até 2027, segundo as informações transmitidas pelo Governo Regional, anunciou hoje o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto.

Em declarações à agência Lusa após uma reunião com o secretário regional da Proteção Civil, Pedro Ramos, Fernando Curto disse que o governante lhe transmitiu que "tem uma planificação que se vai iniciar este ano e termina em 2027", significando que, durante estes cinco anos, fará "a equiparação toda de todos os bombeiros".

"É uma situação que nós consideramos justa e, além de ser justa, é uma situação social também muito boa", defendeu o presidente da ANBP e vice-presidente do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais.

"Os bombeiros vão todos usufruir dos mesmos vencimentos. Quando isso for concretizado é único no país, não temos isso no continente, nem na Região Autónoma dos Açores", salientou, recordando que os profissionais que trabalham nas associações humanitárias recebem o salário mínimo nacional, enquanto os bombeiros sapadores recebem cerca de 900 euros no início da carreira.

Fernando Curto reforçou ainda que "está tudo bem encaminhado para que haja uma organização maior de todos os profissionais, para bem da sua carreira e dos madeirenses, que ficam à disposição de uma resposta rápida dos profissionais, que têm mais formação e uma melhor resposta".

Por outro lado, referiu o dirigente sindical, o Governo da Madeira (de coligação PSD/CDS-PP) "está preocupado em aumentar os efetivos dos bombeiros" na região.

Os três principais temas de preocupação dos bombeiros levados à reunião com o secretário da Proteção Civil foram a formação profissional, a situação salarial, as carreiras e a aposentação, elencou Fernando Curto.

O presidente da ANBP notou que "tem havido grande recetividade e disponibilidade" por parte do executivo madeirense em relação aos problemas e preocupações destes profissionais, manifestando satisfação com o encontro de hoje.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais iniciaram hoje um ciclo de dois dias de reuniões com o governo madeirense, com as Câmaras Municipais que têm bombeiros sapadores (Machico, Funchal e Santa Cruz) e com todos os partidos com assento na Assembleia Legislativa da Madeira (PSD, CDS-PP, PS, JPP e PCP).