Madeira

Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da GNR já está operacional na Madeira

Terminada a formação dos recursos humanos o sistema funcionará em pleno, garante o novo comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana na Região

Foto: Amílcar Figueira/ALM
Foto: Amílcar Figueira/ALM

Foi na apresentação de cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira que o novo comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Região Autónoma da Madeira deu conta de que o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da GNR já está implementado e em funcionamento nos mares da Madeira.

Na ocasião, José Gorgulho Santos referiu que os objectivos para esta sua comissão de serviço passam por "dar continuidade ao trabalho da Guarda na Região", sobretudo no âmbito fiscal e aduaneiro, na protecção do ambiente e no salvamento e regate, áreas em que a GNR tem competências no arquipélago. 

Sobre o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da GNR, o novo comandante salientou que o mesmo já está implementado e em funcionamento, ainda que com algumas lacunas. Neste momento está em curso a formação de alguns recursos humanos, razão pela qual só nos próximos meses este sistema estará a funcionar em pleno na Região. 

O funcionamento já está a 100%. A guarnição dos meios, por vezes poderá ser utilizado com mais horas de empenho ou menos conforme o efectivo que temos, e que neste momento ainda estamos em formação, mas estamos quase a atingir o pleno.  Coronel José Gorgulho Santos, comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Região Autónoma da Madeira

Para o funcionamento da 'Sala de Situação', o novo comandante da GNR aponta a necessidade de 18 elementos, optando por não se comprometer com datas quanto ao cumprimento desse número, sendo certo que em Fevereiro a formação ainda não estará concluída.

Questionado sobre a sobreposição de competências com outras forças, tanto no que respeita à vigilância e fiscalização no mar, como ao resgate e socorro, José Gorgulho Santos refuta essa possibilidade e prefere, antes, falar em "meios complementares".  A protecção do ambiente e o bem estar animal continuam a ser uma prioridade para Guarda, na Madeira, aspecto que foi ressalvado, esta manhã, na sua visita à Assembleia Legislativa da Madeira.