Madeira

Forças Armadas assumem “papel educativo reconhecido na comunidade civil”

“É uma honra para a Força Aérea assumir, pela primeira vez, o Comando Operacional da Madeira”, manifestou António Temporão

None

O Major-General Piloto Aviador António Temporão, que assumiu recentemente o cargo de Comandante Operacional da Madeira, sucedendo na função o Vice-Almirante Dores Aresta, foi recebido ontem, em audiência, pelo Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto.

“É uma honra para a Força Aérea assumir, pela primeira vez, o Comando Operacional da Madeira”, manifestou António Temporão, garantindo que, enquanto Comandante, a sua postura “será uma linha de continuidade daquilo que foi decidido e está definido superiormente e estrategicamente para a Ilha”.

No fundo, continuar a investir naquilo que é a dinamização das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira, apostar fortemente no entrosamento com a população e, especialmente, junto dos mais jovens. “Sensibilizá-los para aquilo que é a questão da defesa nacional, que é extremamente importante”.

É ainda sua intenção continuar com o empenhamento operacional na Região, “porque sabemos que a actividade militar aqui é extremamente importante naquilo que é o apoio à Protecção Civil”. Numa situação de alterações climáticas, como já aconteceu, “temos um papel extremamente importante a acompanhar as necessidades” dos madeirenses e dos porto-santenses.

A existir uma “marca” própria será a de continuar a apostar no relacionamento com a comunidade académica, que “está muito apostada na investigação e no desenvolvimento”, como seja o caso dos drones, que “podem auxiliar a comunidade civil e ajudar a complementar ou colmatar aquilo que são as falhas ou as limitações operacionais das Forças Armadas”.

Com um mandato previsto de três anos, o Major-General Piloto Aviador António Temporão vê com bons olhos a maior procura pelas Forças Armadas. “As Forças Armadas educam e formam”, disse, sublinhando este “papel educativo e de formação profissional reconhecido na comunidade civil”.

O Major-General António Temporão ingressou na Força Aérea em setembro de 1983 e durante a sua carreira conta com aproximadamente 5000 horas de voo, entre aviões de instrução, combate e transporte. Recentemente ocupava as funções de Diretor de Pessoal da Força Aérea.