5 Sentidos

Exposição 'Amigos & Conhecidos' até dia 30 no Madeira Shopping

None
Foto Facebook Madeira Shopping

Está patente no centro comercial Madeira Shopping, até ao próximo dia 30 de Janeiro, a exposição de desenho e poesia 'Amigos & Conhecidos'.

O mote para esta exposição é "a história de como uma amizade de infância pode perdurar durante muito tempo", que alia a cada retrato elaborado pelas mãos do designer e publicitário Miguel Vieira da Silva, uma poesia da autoria de João Nelson Gonçalves de Sousa alusiva à personalidade retratada.

A exposição surge inicialmente com o objectivo de comemorar os 17 anos de actividade do Hotel Costa Linda e Restaurante Praça do Engenho, e simultaneamente para homenagear várias personagens madeirenses.

A primeira mostra decorreu no Restaurante Praça do Engenho, no Porto da Cruz, em Maio de 2021 e, posteriormente, na Casa da Cultura de Santana, em Novembro do ano passado.

Sobre os autores

Miguel Vieira da Silva, nasceu em 1973 na cidade de Funchal (RAM) e desde muito cedo descobriu a sua capacidade para desenhar e desenvolver diferentes tipos de expressão plástica, quer de âmbito manual ou digital.

Em 1995 conclui o curso superior e universitário Técnico Superior em Publicidade e Marketing, em Caracas, Venezuela, e desde 1997 desempenhou funções em reconhecidas empresas de publicidade (FCB Venezuela, Ogilvy & Mater Venezuela ou Y&R Venezuela)  como Diretor de Arte e Designer Gráfico, para famosas marcas como a Nestlé, Movistar, Master Card, Hertz, Ballantine’s e outras empresas que contratavam os serviços à entidade para a qual trabalhava. Em simultâneo realizava trabalhos a título particular para várias empresas de “Rent Car” e alguns grupos hoteleiros. Pelo seu excelente trabalho, já muito conhecido, foi contratado para realizar o logótipo dos 50 anos da “Colgate” na Venezuela.

Na Madeira, realizou alguns trabalhos fora deste âmbito, para seu sustento, e ao mesmo tempo contribuiu desde a sua chegada com a publicidade do Hotel Costa Linda e Restaurante Praça do Engenho. Muito recentemente está a trabalhar para uma empresa de Publicidade e Marketing denominada “Make a Point” que muito o tem apoiado e cada vez está a conquistar mais mercado regional e nacional.

João Nelson Gonçalves de Sousa, nasceu em 1974 em Caracas, Venezuela. Com raízes madeirenses a sua família regressa à Madeira após mais de 20 anos. Sempre foi um apaixonado pela cultura, pois morava muito próximo da maior zona cultural e das artes no sítio “Bellas Artes” (Venezuela), onde se encontravam vários teatros, galerias e salas de concertos, como o reconhecido “Teatro Teresa Carreño” um dos mais completos centros culturais, localizado junto a um belo jardim onde também realizava atividade física diariamente.

Em 1997 concluiu o curso superior e universitário de Engenharia Industrial, na especialização de Gestão e inicia a sua carreira, como engenheiro, numa empresa de consultoria, convidado pelo seu orientador de estágio e trabalho final do curso, que lhe ofereceu trabalho. Foi assim que conheceu e contactou com várias empresas. A Gerente de Recursos Humanos de um reconhecido grupo multinacional quis que trabalhasse em Pavco de Venezuela, S.A., no Grupo Amanco, um grupo com várias empresas na América Latina (com sede principal na Suíça). Neste grupo desempenhou cargos nas áreas de Segurança, Qualidade, Ambiente, Logística, Manutenção e Produção Industrial.

A sua família encontrava-se a viver na Madeira, quando se inscreveu num programa patrocinado pelo Estado Português e a “TAP”, denominado “Estagiar em Portugal”, onde é selecionado para trabalhar na “Philips Ovar Mechanization” (POM), na melhoria de processos produtivos industriais, onde desenvolveu projetos para importantes empresas como a “Auto-Europa” e outras indústrias do sector automóvel. Após esse período, é contratado pela “Remote Control Sistems”, do Grupo Philips, para exercer funções nas áreas de Qualidade, Ambiente e Segurança.

João Nelson está na Madeira desde 2002, para auxiliar o projeto do seu pai, o Hotel Costa Linda e Restaurante Praça do Engenho e estar consequentemente mais próximo da família. Integrou-se com facilidade. Trabalhou na SDM - Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A. onde chegou a ocupar o cargo de gerente, na qual desempenhou várias funções (avaliação de projetos, supervisão de obras, coordenador, responsável da Segurança e Responsável Ambiental). Em 2015 deixou de exercer funções na empresa para dedicar-se exclusivamente ao negócio da família.

No âmbito cultural, desde muito cedo descobriu habilidades para o desenho e para as artes, integrou os grupos corais e musicais na escola, nos diferentes graus de ensino (primária, secundária e universitária), fez parte do Grupo Coral e de animação e foi um dos primeiros integrantes do “Machetinho” outro dos grupos da Associação Cultural Flores de Maio, do Porto da Cruz. Por motivos profissionais, teve de retirar-se, no entanto, apoia as suas filhas para que continuem a fazer parte desta importante Associação.

No âmbito desportivo, foi atleta federado em artes marciais, onde conseguiu atingir o pódio em competições nacionais e internacionais.