5 Sentidos

Exposição ‘Acessibilidade à Informação na Educação’ no 'Baltazar Dias' até dia 30

None

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, visitaram, na tarde desta segunda-feira, 24 de Janeiro, a exposição inclusiva, designada por ‘Acessibilidade à Informação na Educação: do braille e imagens táteis ao multiformato’, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Nesta iniciativa dinamizada pela secretaria, em parceria com o município, estão patentes, até 30 de Janeiro, um conjunto de trabalhos realizados na área da acessibilidade à informação, que tiveram como objectivo integrar todo o público com diversidades funcionais, nas escolas da Região Autónoma da Madeira, desde os anos 80 até a actualidade.

"A Escola é isso tudo respeitando a diferença, o que lhe permite incluir todos e a todos oferecer respostas flexíveis", destacou na ocasião Jorge Carvalho

Esta iniciativa visa, na prática, dar a conhecer todo o processo evolutivo das imagens táteis, em diversas áreas, como: biologia , geografia, TIC, história, físico-química, matemática, educação física, literatura e museologia.

Paralelamente, proporciona às crianças um espaço reservado com livros, de autores madeirenses em braille; imagens tácteis e livros digitais com caracteres ampliados, símbolos pictográficos, leitura fácil, LGP e áudio.

"Da áudio-descrição aos áudio-guias; das imagens táteis bidimensionais aos modelos tridimensionais; as maquetes em 3D e realidade virtual; entre outras tecnologias de apoio comummente utilizadas na adaptação de conteúdos curriculares e materiais. Uma evolução que permitiu, ao longo do tempo, integrar todas as pessoas na sociedade, independentemente das suas capacidades físico-sociais", destaca uma nota da organização.