4 falácias de António Costa

1. Nas autárquicas António Costa (AC) prometeu dar uma lição à GALP pela forma como encerrou refinaria de Matosinhos (RM) e tratou os seus trabalhadores. Pois bem a “lição” veio através da recente portaria do governo de AC (GAC) que irá permitir à GALP usar abusivamente verbas do PRR para a descarbonização e poupar milhões no investimento a que seria obrigada para descontaminar os solos da RM e poder assim aumentar substancialmente os proveitos com esses mesmos terrenos, em prejuízo do desperdício de verbas destinadas à descarbonização.

2. Rui Rio (RR) foi o único a propor como solução prática e imediata para suprir as deficiências do SNS fruto de 20 anos de governação do PS, permitir aos utentes o acesso sem custos acrescidos a instituições de saúde privadas enquanto o SNS não puder dar resposta atempada e eficaz às suas necessidades. AC em vez de apontar uma alternativa optou por deturpar e insinuar que o acesso da classe média ao SNS deixaria de ser gratuito, algo que o PS teria de aprovar em revisão constitucional (RC).

3. O Conselho de Finanças Públicas alertou para o declínio da Segurança Social (SES), que teremos de pagar mais impostos ou aumentar os descontos senão os nossos filhos e netos não terão reformas. RR reforçou que a SES terá de ser pública mas predispôs-se a estudar alternativas para a sua viabilização algumas já postas em prática noutros países europeus. AC incapaz de apontar qualquer alternativa acenou com a mentira da privatização da SES quando tal teria de ser aprovado pelo PS em RC.

4. RR pretende reformar a Justiça (JU) e os Conselhos Superiores dos Magistrados e Ministério Público (MP) para evitar maiorias corporativistas nos mesmos. AC que quer o imobilismo e degradação da Justiça, deturpou o que disse RR insinuando que queria interferir nos Tribunais e no MP. AC é que foi apanhado em escutas a interferir na JU. Já o GAC falsificou o currículo do candidato que lhe interessava como procurador da UE.

Leitor identificado