5 Sentidos

Ricardo Nascimento destaca "mais-valia" do 'Espaço do Artesão' no Campanário

None

Abriu hoje ao público, no 'Espaço do Artesão', na freguesia do Campanário, exposição ‘Os porcos do Príncipe’, da autoria de Renato Barros.

Na ocasião, marcou presença o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, que voltou a afirmar a "mais-valia" deste espaço cultural que tem dado palco a vários artesãos.

“Este espaço tem colocado a Ribeira Brava na rota da cultura e do artesanato e tem sido importante para a divulgação dos artesãos. É um trabalho que queremos continuar a fazer, sobretudo para valorizar a tradição madeirense com incidência na Ribeira Brava”, vincou o autarca, enaltecendo ainda o trabalho do artesão e professor de Educação Visual Renato Barros.

O artista, que trabalha o barro há cerca de 15 anos e hoje tem uma vasta colecção composta por 1.200 porcos de cerâmica, olha para a cerâmica como uma “terapia” e diz que "é muito fácil trabalhar o barro".

“Basta ter terra, água e fogo, o resto é feito de acordo com a imaginação de cada um”, explica, salientando que a interpretação do trabalho artístico depende de quem o observa, pois, “a arte é a magia que deixamos no observador”. 

Renato Barros mostra-se também satisfeito por expor no Campanário, pois representa um regresso às origens, à terra da mãe e dos seus antepassados que são naturais da Ribeira Brava.

Quanto a este trabalho artístico em particular, apresenta 113 porcos de cerâmica, inspirando-se neste animal por ser o mais parecido com o homem.

Nesta exposição há de tudo um pouco, desde o porco espinho, porco peixe, porco aranha, porco pomba e porco serpente, entre outros.

Paralelamente, exibe alguns trabalhos feitos no workshop de barro desenvolvido neste espaço, assim como um painel de retratos de pessoas que se vão cruzando no seu caminho e que faz questão de exibir para mostrar outra vertente do seu trabalho artístico.

A exposição é gratuita e pode ser vista até 8 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, e aos sábados, entre as 10 e as 18 horas.