5 Sentidos

Livro 'Max – Percurso e Vida Artística' apresentado amanhã na Quinta Magnólia

None
Foto Arquivo

Amanhã, dia 20 de Janeiro, pelas 18 horas, terá lugar, no Centro Cultural da Quinta Magnólia (Funchal), a cerimónia de apresentação do livro 'Max – Percurso e Vida Artística', que resulta de uma extensa recolha realizada pelo investigador Vitor Sardinha.

A apresentação deste título será feita pela escritora e actual directora de Serviços dos Museus e Centros Culturais, Graça Alves. Na ocasião marcará também presença o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, entre outras entidades civis e ainda vários familiares de Max, incluindo três dos seus bisnetos que pela primeira vez visitam a Madeira.

No decorrer da apresentação será proporcionado um apontamento musical. Desta feita, Nuno Nicolau tocará três peças de Max, um pouco ao estilo do 'Noites da Madeira'

'Max – Percurso e Vida Artística'

O livro agora editado, traça a longa carreira de Maximiano de Sousa desde o Funchal dos anos 30, até à sua última actuação realizada no Teatro São Luiz em Lisboa, no dia 12 de Abril de 1980.

Do extenso espólio documental e fotográfico do artista Maximiano de Sousa 'Max', foram seleccionadas várias temáticas que compõem o trabalho de pesquisa que se iniciou em 2018.

Durante três anos foi possível compilar, organizar e sistematizar com base no acervo doado à Região Autónoma da Madeira pela família de Maximiano de Sousa (mas também a partir da imprensa escrita, nacional e internacional) vários trabalhos: Biografia Artística, Livro de Canções (repertório), Coleção de Postais (temáticos: Max no Music Hall, Max no Teatro de Revista, Max no Fado, Max na divulgação da Viola de Arame e Traje Regional Madeirense), Levantamento Discográfico e Levantamento de Programas Radiofónicos (arquivo da Emissora nacional).

Foi ainda reunida toda a documentação, pessoal e profissional (o que incluiu contratos, cartas de recomendação, pedidos de colaboração artística, cartas de agradecimento, certidões, carteiras profissionais, passaportes, entre outros). Esta última etapa serviu também o propósito da comunicação do artista «Max», enquanto figura pública com o meio artístico, social e cultural do seu tempo.