Madeira

'Iona' desistiu da escala, 'Funchalense 5' já descarrega no cais norte

Há 17 anos que não havia operação de navios-cargueiro no Porto do Funchal

Fotos Helder Santos/Aspress
Fotos Helder Santos/Aspress

Com a continuação do mar cavado dos últimos dias, o Porto do Funchal ainda assim consegue ser operacional, mas não para todos os grandes navios de cruzeiro.

É o caso do 'Iona', que hoje chegou de Southampton, no sul de Inglaterra, e nem sequer se aproximou muito, seguindo para o próximo porto, na ilha de Tenerife. A chegada estava prevista para hoje de manhãzinha, mas mesmo antecipando a escala para ontem, perto da meia-noite, o navio britânico e dos mais modernos da frota mundial deu meia-volta e seguiu caminho.

Ontem, por exemplo, estiveram cá o 'Mein Schiff 4' e o 'AIDAmar' que fizeram a escala com a normalidade possível, tendo o segundo antecipado a sua saída pelas 22 horas em vez de pernoitar e sair hoje pelas 5h30. E já na segunda-feira tinha estado cá o 'AIDAnova', que chegara bem cedo, ao contrário do 'Spirit of Discovery', que cerca de uma hora depois já não conseguiu atracar.

Já o 'Funchalense 5' conseguiu atracar esta manhã, pelas 7h00, no cais norte do Porto do Funchal e já opera as gruas. Tal como previsto no plano de recurso para conseguir descarregar o navio-cargueiro que, proveniente de Lisboa estava ao largo da costa norte desde segunda-feira, começou a descarregar os contentores.

Se no que toca aos navios de cruzeiro, esta tem sido uma semana atribulada com alguns cancelamentos de escalas, já no que tocante aos cargueiros, há 17 anos que não utilizavam o Porto do Funchal. Ou seja, desde que em 2005 o terminal comercial da RAM se mudou para o Caniçal, ficando o Porto do Funchal em exclusivo para navios de cruzeiros.

Ontem à noite o 'Ponta do Sol' fez o mesmo que o 'Funchalense 5' e já segue rumo a Leixões.