Turismo Madeira

Sara Cerdas quer avanços na Agenda Europeia para o Turismo 2030-2050

A eurodeputada madeirense instou a Presidência Francesa a avançar com uma agenda que integre as especificidades das Regiões Ultraperiféricas

None

Sara Cerdas questionou a Presidência Francesa do Conselho da UE e a Comissão Europeia sobre a consolidação da Agenda Europeia para o Turismo 2030/2050, cujo primeiro esboço estaria previsto para o final de 2021.

Para a eurodeputada do PS, "é necessário alinhar as estratégias europeias, com vista à transição verde e digital, ao sector do turismo, para não repetirmos os erros do passado".

“O turismo envolve muitos sectores, por isso precisamos de uma visão holística e de uma Agenda Europeia para o Turismo 2030-2050 preparada a médio e longo prazo, retirando as lições aprendidas pela pandemia covid-19”, destacou em nota remetida à imprensa. 

Sara Cerdas recorda que "foi a Presidência Portuguesa do Conselho da UE quem incentivou os primeiros passos desta Agenda, emitindo inclusive recomendações em maio de 2021 que instaram a Comissão Europeia a apresentar o primeiro esboço". 

A madeirense não deixou de mencionar as as Regiões Ultraperiféricas, como é o casa da Madeira, que "perante a sua dependência em termos económicos do sector do turismo, devem ser integradas nesta visão e nas prioridades de acção” da sita agenda.

O programa de actividades da Presidência Francesa do Conselho da UE, sob o mote 'Recuperação, Força, e Sentimento de Pertença', foi hoje, dia 19 de Janeiro, apresentado na sessão plenária do Parlamento Europeu pelo Presidente Emmanuel Macron.

No que diz respeito ao sector do turismo no programa de atividades, a Presidência Francesa salienta a recuperação e o reforço da sua resiliência a futuras crises.

Assume, adicionalmente, como um objectivo, a defesa das regiões ultraperiféricas e do artigo 349.º do Tratado de Funcionamento da União Europeia (TFUE), que permite adaptar as normas europeias a estas regiões e assegurar que as suas características e constrangimentos, bem como todo o seu potencial, são respeitados.