Mundo

EUA impõem sanções a empresários ligados ao financiamento do Hezbollah

None

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje que impôs sanções contra três empresários e uma agência de viagens por eles detida, por financiamentos ao grupo xiita libanês Hezbollah, que Washington considera uma organização terrorista.

Em comunicado, o Tesouro norte-americano identificou os visados como Adel Diab, Ali Mohamad Daoun, Jihad Salem Alame e designou ainda a empresa de viagens e turismo que detêm, Dar Al Salam.

"Isto surge numa altura em que a economia libanesa enfrenta uma crise sem precedentes e o Hezbollah, que integra o governo libanês, está a bloquear as reformas económicas e a limitar as mudanças tão necessárias para o povo libanês", disse o governo norte-americano.

O Tesouro acusou os três empresários de fornecerem apoio material e financeiro para atos de terrorismo levados a cabo pelo Hezbollah, desde 1997 considerado uma organização terrorista pelo governo dos EUA.

As sanções significam que todos os bens e interesses destes indivíduos nos Estados Unidos ficam bloqueados e os cidadãos e entidades norte-americanas estão proibidos de ter transações comerciais ou financeiras com os sancionados.