Boa Noite

Campanha alegre

Terão todos os candidatos apurado sentido de humor?

Boa noite!

Para não destoar da actualidade publicada por estes dias, decidimos aceitar de bom grado o repto de Rui Rio e assim contribuir para que campanha eleitoral - que só termina a 28 de Janeiro - seja toda ela “alegre e com alguma piada”.

Vamos então aproveitar o apurado sentido de humor dos intervenientes, convictos que ninguém leva a mal tudo o que for aqui escrito, embora preparados para eventuais azias, pois lá diz o ditado popular que “laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata”. Ou para as dores políticas. Será que “quem ama as rosas, suporta os espinhos”?

Danados para a brincadeira

Alguns partidos perguntaram se nos nossos meios vamos fazer um debate radiofónico com todos. Sim, mas nem com 16, nem com 8. Só faremos um frente-a-frente, a 27 de Janeiro, com os cabeça-de-cartaz de PSD e PS, partidos que no último mandato elegeram na Madeira deputados à República. Carlos Pereira já fez saber que alinha, até porque teve uma experiência recente que não deu para aquecer. Aguardamos apenas pela disponibilidade de… Miguel Albuquerque!

Pousar para a fotografia

O partido Alternativa Democrática Nacional já interiorizou a necessidade de levar a campanha num registo mais descontraído e que alguns julgavam ser um exclusivo do RIR! O ar de felicidade foi partilhado hoje, no dia em a candidatura liderada por Filipe Rebelo destacou a importância dos apoios às famílias. 

Antecipação contra o anacronismo

Eu vou votar antecipadamente em mobilidade no próximo domingo porque quero provar aos anacrónicos deste País que posso fazer as escolhas que bem entender, sem precisar de dia de reflexão e que a campanha se cale. Sou eu e para já 137.800 portugueses que se inscreveram até às 19h de hoje para votar a 23 de Janeiro. E até quinta-feira serão muitos mais a recorrer a este expediente. O problema é que a este ritmo  vai ser necessário ter paciência. Mau grado o reforço do número de mesas do voto na reitoria da Universidade da Madeira - passando de 3 para 8 – esperemos que não se repitam nos votos as filas dos testes à Covid. E já agora, senhores do pavor digital e do défice de planeamento, vão pensando no voto electrónico.

Conselho superior

“Alguém que tire a Rui Rio a password do tweet.” Ana Sá Lopes, no P24, o podcast do 'Público'.

O votómetro

Os ‘camaradas’ do Observador lançaram hoje o votómetro, uma ferramenta interactiva que permite ao eleitor, em minutos, descobrir com que partidos se identifica mais nestas legislativas. Na era do vazio ideológico faz sentido, embora esclareça que o questionário “não é uma recomendação de voto”, antes “uma ajuda à reflexão”.

Houve expressão pública  do recurso ao auxiliar de memória. Era interessante saber quantas tentativas foram necessárias a alguns candidatos de modo a acertarem no partido que, desta vez, patrocina a aventura política. Foi à primeira Joaquim Sousa?

A banda sonora

Alegria é tema que motiva muita produção discográfica, com expressão máxima nas versões da 9.ª sinfonia de Beethoven. Ora, numa campanha sem comícios musicados e pé de dança, nada como um revivalismo a condizer, até porque muitos prometem alegria, mas pouco são capazes dar o que Rio queria.