Madeira

Preços na Madeira subiram 1,1% em 2021

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A "taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 1,1%" em 2021 na Região Autónoma da Madeira, segundo a Direcção Regional de Estatística (DREM).

"A variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de 1,1%, superior em 2,5 pontos percentuais (p.p.) ao registado no ano anterior (-1,4%)", afirma. "Note-se que este indicador está em trajectória ascendente desde Fevereiro de 2021, tendo entrado em terreno positivo no mês de Setembro", reforça a DREM.

Explicando que "o indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,4%, superior em 2,1 p.p. ao registado no ano anterior (-1,7%)", a autoridade estatística regional adianta, ainda, que os preços dos "bens registaram uma taxa de 1,5% e os serviços de 0,6%".

No que toca a "variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes da 'Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis' (+1,4%) e dos 'Transportes' (+5,7%)" e em "sentido inverso, a classe da 'Educação' registou a maior variação negativa, com -3,6%, a par das classes 'Vestuário e Calçado' e 'Acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação', ambas com -1,2%".

Em comparação com a média nacional, os preços por cá até ficaram abaixo. "No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 1,3%, valor superior em 1,3 p.p. ao observado no ano anterior (0,0%)", pontifica.

Por fim, conclui que "em 2021, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, foi superior em 1,5% ao registado no ano anterior".