eleições legislativas Madeira

CDU pretende gratuitidade dos manuais e transportes escolares para todos os alunos

None

A CDU considera crucial que seja assegurada a gratuitidade dos manuais escolares no ensino obrigatório, bem como dos transportes escolares. A candidatura às próximas Eleições para a Assembleia da República esteve hoje junto da Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos dos Louros, no Funchal.

Na ocasião, Teresa Ferreira afirmou que "Portugal é hoje um dos países da União Europeia onde as famílias têm mais custos directos com a Educação" e indicou que "estes valores aumentam exponencialmente na Região Autónoma da Madeira devido a não ser assegurada a gratuitidade das creches, dos manuais escolares assim como os custos do transporte escolar e dos passes de estudantes, que são assumidos pelas famílias".

A candidata fez questão de frisar que a gratuitidade das creches, já entrará em vigor em Setembro, no território continental, "mas lamentavelmente os madeirenses e porto-santenses ainda não podem usufruir deste direito social em igualdade de circunstâncias".

"E, embora o Governo Regional referira que as famílias que necessitam de apoio têm acesso à acção social escolar, que garante os manuais escolares gratuitos e transporte escolar gratuito, o mesmo não corresponde à total realidade, pois se o rendimento do agregado familiar com um dependente, for igual ou superior a 682 euros fica fora dos apoios", critica Teresa Ferreira.

Numa nota enviada à imprensa, após esta acção política, a CDU indica como prioridades na área da Educação: gratuitidade das Creches na Região Autónoma da Madeira; redução de número de alunos por turma; e criação de complemento Regional de 10% ao abono de família para crianças e jovens. 

"Face a esta situação não podemos deixar de alertar para a importância de reforçar a CDU, garantiremos que os avanços na conquista de direitos tenham continuidade", termina.