Madeira

CMF vai ajudar na recuperação da escola cedida ao Clube 1.º de Maio

None
Foto André Ferreira/CMF

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) marcou hoje, dia 5 de Junho, presença na assinatura do protocolo de cedência da antiga Escola do Palheiro de Ferreiro ao Clube 1.º de Maio, celebrado entre a direcção do Clube e o Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia.

Na ocasião, Pedro Calado assumiu o compromisso de ajudar a recuperar o edifício, pedindo em contrapartida à direção do clube que "incentive as empresas locais, os atletas e todos na recuperação positiva das infra-estruturas, tornando–as mais dignas e próprias para ajudar a formação dos jovens".

De referir que a cedência das instalações da escola, entretanto desativada, foi um compromisso assumido pelo autarca, a 1 de Maio de 2021, quando ainda era vice-presidente do Governo Regional.

Calado fez questão de realçar que a promessa agora concretizada deve-se também ao "empenho" do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, presente na cerimónia.  “É uma alegria enorme poder concretizar muitas das promessas que foram feitas na altura, mas também estar hoje a trabalhar e de braço dado com o Governo Regional. É para isto que nós existimos. As instituições públicas, governo, câmaras, juntas de freguesia, casas do povo, existem para ajudar e servir o povo, os clubes e as entidades”, sublinhou.

O presidente destacou ainda o "cariz social" do projecto de educação, formação dos jovens e de apoio aos mais velhos na freguesia de São Gonçalo.

A antiga escola é constituída por dois pisos. O prazo da presente cedência de instalações é de cinco anos, sendo possível prorrogar por períodos de cinco anos até ao prazo máximo de 30 anos.

O destino a dar ao imóvel fundamenta-se no desenvolvimento de actividades de carácter social e na promoção da actividade física e desportiva.