Madeira

TáxisRAM quer profissionais com formação em primeiros socorros

Associação de taxistas entende ser crucial para os que prestam serviço para o SESARAM

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

Numa acção pró-activa, a Associação de Profissionais de Táxi da Madeira - TáxisRAM pretende que os taxistas, que prestam serviço de transporte não urgente de doentes em táxis e que sejam encaminhados pelo SESARAM, tenham formação em primeiros socorros.

A ideia, segundo o presidente da TáxisRAM, Paulo Pereira, é dar aos profissionais uma ferramenta para que, em caso de necessidade, possam prestar ajuda imediata a doentes, mas para tal têm de saber o que fazer, daí que a formação terá de ser certificada pelo Serviço Regional de Saúde.

Em breve vão pedir reunião com o secretário regional de Saúde e Protecção Civil para dar conta desta intenção, garantindo desde já que têm um formador certificado disponível para as acções de formação que venham a ser necessárias, disponibilizam a sala para o efeito e só precisam dos meios financeiros para custear as mesmas junto dos interessados.

Para o responsável, há forte interesse dos profissionais contactados e, naturalmente, ter agentes que saibam como agir em caso de emergência até à chegada dos meios de socorro especializados pode ajudar a salvar vidas. 

A intenção é agilizar o mais rapidamente possível o processo para que as acções de formação possam começar em breve.

Refira-se que recentemente foi assegurado que o serviço de transporte não urgente de doentes passa a ser prestado por todos os taxistas.

Antes no final de Julho ficara acordado entre o SESARAM e as associações de profissionais de táxi da Madeira com vista à melhoria do serviço prestado ao utente/doente.

SESARAM reuniu com as associações de táxis da RAM

Com o objectivo de avaliar a distribuição de serviços e manter o cumprimento dos princípios de igualdade, transparência e concorrência, o SESARAM promoveu, ontem,  uma reunião entre as três associações de táxis: a Associação Industrial de Táxi da Região Autónoma da Madeira (AITRAM), a Associação de Táxis e Outros Transportes Terrestres da Madeira (TAXISRAM) e a Associação Santacruzense de Táxis (ASAT)