Eleições Autárquicas Madeira

Tânia Freitas aposta na formação para adultos em Santana

None

Tânia Freitas, candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Santana, quer criar um concelho para todos e, no seu entender, isso passa por uma aposta na educação e formação contínua da sua população. A candidata está por isso a construir um programa com medidas chave nesta área como a criação de um ATL e de programas de formação em contexto de trabalho.

Qualquer investimento feito na educação é um investimento no futuro do concelho pois este é um dos principais pilares do desenvolvimento de qualquer individuo. O projecto que apresento para Santana procura começar por enfrentar os desafios na sua base por isso, vamos trabalhar no sentido de dar à população as melhores condições para aprender, quer na infância quer na vida adulta.

As iniciativas propostas por Tânia Freitas incidem nas crianças, com a criação de um espaço de ATL para crianças em idade do 1.º e 2.º ciclo, que estando ou não em período de actividades escolares podem beneficiar de uma ocupação. “Aqui em Santana, os pais ainda passam por grandes dificuldades em encontrar um lugar para deixar os seus filhos, quando há interrupções lectivas", revela a candidata, dando como exemplo o carnaval, Páscoa e Natal.

A sua aposta incide também nas restantes faixas etárias nas quais a candidata pretende apostar com programas que promovam, por exemplo, a literacia digital dos munícipes.

Transversal a todas as idades é a proposta de dinamização da biblioteca municipal através de um roteiro itinerante pelas várias freguesias, que tem como objectivo levar os hábitos de leitura a todos os cantos do concelho e facilitar o contacto com os livros, de forma gratuita.

Por outro lado, a candidata do PS pretende fomentar a formação em contexto de trabalho, através da criação de programas 'on-job' nas empresas do concelho. Este tipo de programa, desenvolvido no local de trabalho, funciona de forma adaptada à realidade de cada empresa e trabalhador, contribuindo para o seu desenvolvimento na profissão enquanto lhe dá ferramentas de valorização pessoal.

A aprendizagem ao longo da vida é uma mais valia para todos nós, e deve ser também uma missão da autarquia, enquanto aposta nas suas pessoas. Estas são algumas medidas que podem ter um impacto real na vida dos santanenses por terem utilidade no seu dia-a-dia. É também isso que queremos, contribuir para a melhoria da vida de cada um, de forma prática e concretizável.