Eleições Autárquicas Madeira

Tânia Freitas quer fazer de Santana um exemplo na modernização e simplificação administrativa

None

O programa de Tânia Freitas para a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Santana coloca a modernização administrativa como um vetor de desenvolvimento do concelho. A candidata do PS-Madeira defende que o município deve prestar à população serviços básicos digitais.

“A modernização administrativa é um desafio que se impõe a todos os municípios portugueses. Um desafio do presente e do futuro. Pretendo fazer deste concelho um município inteligente, atrativo, sustentável e desburocratizado”, afirma Tânia Freitas.

A candidata pretende que o concelho ao qual se candidata seja um exemplo no que se refere à modernização e simplificação de processos, potenciando assim uma maior interação entre a autarquia e os munícipes. “Simplificar licenciamentos, digitalizar e desmaterializar processos administrativos e implementar sistemas de gestão de qualidade para os serviços municipais” são apenas algumas das medidas que Tânia Freitas preconiza para uma modernização dos processos administrativos em Santana.

Tânia Freitas defende ainda a criação de um Provedor do Munícipe e das Empresas, que servirá como uma entidade independente e que tem como função “garantir a defesa e a prossecução dos direitos e interesses legítimos dos munícipes perante os órgãos e serviços municipais e as empresas municipais, com vista ao pleno exercício da sua cidadania”. A criação deste órgão, não renumerado, contribuirá para a efetiva coesão social, atendendo às necessidades de todos os grupos de cidadãos, com especial atenção para os mais vulneráveis.

A par destas medidas, Tânia Freitas pretende criar uma plataforma de comunicação e partilha efetiva entre a autarquia e os cidadãos. A candidata garante que esta “será uma oportunidade única para aumentar a transparência da governação e a transparência dos processos, uma vez que manteremos atualizado e disponível o estado de execução das propostas apresentadas no projeto autárquico”.