Madeira

Confraria recebeu excerto da Videira mais Antiga do Mundo na Eslovénia

None Ver Galeria

A Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM) na Eslovénia, na última semana, onde recebeu o excerto da videira mais antiga do mundo e o respectivo certificado pelas mãos do presidente do município de Maribor, Sašo Arsenovičem, e do zelador desta planta centenária, Stanet Kocutar.

A Confraria foi uma das cinco instituições contempladas com esta doação em Março deste ano, mas "em virtude da situação pandêmica não foi possível realizar a tradicional cerimónia pública de entrega, que ocorre habitualmente em Abril", explica a direcção da Confraria.

Confraria Enogastronómica da Madeira recebe enxerto da vinha mais antiga do mundo

A Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM) é um dos cinco agraciados, em 2021, pelo município `de Maribor com um excerto da videira, reconhecida pelo Guinness World Records, com a mais antiga do mundo. A doação terá lugar no próximo dia 2 de Setembro, durante a deslocação dos confrades a esta cidade eslovena.

O presidente de Maribor manifestou o seu contentamento pelo excerto ir "morar no meio do Atlântico", na Ilha Madeira, terra que conhece, em particular, pela "qualidade dos seus vinhos".

Os confrades madeirenses congratulam-se com a abertura da cidade de Maribor, em partilhar este património e, desta forma, promover "a solidariedade, a fraternidade e a paz entre os povos". Desde logo, prontificando-se a dar a conhecer na Região a história desta planta com mais de 450 anos.

Em aberto ficou também a possibilidade de novos intercâmbios, nomeadamente a participação de produtores de vinhos de ambas regiões nos eventos vínicos das mesmas, revela a CEM em nota deimprensa.

Ainda no decorrer desta deslocação, a comitiva madeirense, reuniu-se com a sua congénere eslovena, a Združenje Slovenskega Reda Vitezov Vin, onde deu a conhecer: o histórico Vinho Madeira e a sua origem no “Vinho da Roda”; a recente aposta nos vinhos tranquilos, brancos, rosés e tintos e por fim, os legados do ciclo do açúcar, nomeadamente o rum agrícola da Madeira e o bolo de mel. 

Os madeirenses deixaram ainda o convite aos eslovenos para uma futura visita à Região.

Sobre a CEM

A CEM foi fundada a 30 de Abril de 2000 e é filiada na Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa (da qual esta irmandade foi também fundador), inicialmente como Academia e, mais tarde como Confraria Gastronómica, a associação tem como propósito de defender os pratos típicos da gastronomia madeirense.

Em Novembro de 2018, mudaria a sua designação de Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira para Confraria Enogastronómica da Madeira, de modo a permitir a filiação na Federação de Confrarias Báquicas Portuguesas, bem como na Federação Internacional de Confrarias Báquicas, no sentido de promover a defesa da cultura báquica e gastronómica do Arquipélago Madeirense."

A CEM presentemente representada por Alcides Nóbrega, que sucedeu a Gregório Freitas, presidente desta associação durante 16 anos.