Caos instalado – 1.ª Parte - Trânsito

É deveras surpreendente a forma como desorganizado e à laia de cada quem anda o transito motorizado na nossa cidade.

Cada um, faz o que melhor entende em prol de uma “rebaldaria” nunca antes vista. São linhas contínuas que ninguém respeita, estacionamentos abusivos, mudança de direção sem o aviso prévio (vulgo Piscas), circulação nas rotundas a gosto de cada quem, ultrapassagens pela direita, excesso de velocidade, fumo a sair dos escapes das viaturas a gasóleo fruto das modificações efetuadas à margem da lei e dos regulamentos que regem não só as inspeções periódicas, como também as características próprias das viaturas em questão, ruído esse ensurdecedor que pouco falta para furar os tímpanos dado que ultrapassa largamente os parâmetros estipulados quer nos carros, como nas motos em particular e as autoridades fiscalizadoras nada fazem de forma a minimizar este descalabro que prolifera um pouco por todo o lado.

Queixas existem, mas a PSP limita-se a “deixar andar” ao sabor da fantasia daqueles que dadas as circunstâncias ultrapassam os limites do bom senso e do respeito pelo próximo. Veja-se a propósito, nas colunas da página Cartas do Leitor, deste matutino, as inúmeras preocupações manifestadas por grande parte dos leitores do DN, mas que infelizmente, tal como esta missiva, eventualmente, caem em “saco roto” e fazem com que as autoridades competentes assobiem para o lado, como se o problema não existisse ou não fizessem eles, parte integra da solução dos mesmos.

Na Zona Hoteleira, sobretudo à noite, as motos dão ao luxo de acordar tudo a gente com o ruído estridente emanado dos seus escapes livres que ninguém controla. A razão, segundo o comando regional da PSP é que a formação dos agentes da autoridade ainda não está concluída. Bolas… os sonómetros chegaram há quase um ano e ainda não está operacional a sua utilização? Será tão minuciosa a dita formação? Ou será que não existem elementos suficientes? Se calhar é preciso um doutoramento, seguido de um mestrado?

Hajam bons… que maus não faltam.

A propósito, quando será que a CMF autoriza a colocação de “LOMBAS” no Caminho de Ferro, dada a condição de Pista de Corridas que o vem caraterizando de algum tempo a esta parte, apesar das tentativas emanadas da Junta de Freguesia e de alguns residentes, sujeitos a tudo o que atrás foi referido? Talvez nesta época “festiva” fosse oportuno, digo eu.

Emanuel Madeira