Eleições Autárquicas Madeira

JPP propõe reabilitação do Pico do Facho, em Machico

None

O JPP esteve esta manhã no Pico do Facho, em Machico, um dos miradouros que existe no Concelho e que, no entender de Carlos Costa, terá de ser alvo de reabilitação.

“Este é um dos mais emblemáticos miradouros de Machico e queremos apresentar um projecto de reabilitação desta área”, referiu o candidato à Câmara Municipal de Machico.

A ideia “passará pela construção de um pequeno bar e duas salas, uma sala mais ligada aos produtos tradicionais e uma sala de exposição sobre os eventos e a tradição dos Fachos, permitindo melhorar o acesso, a segurança e a limpeza deste espaço”, referiu.

Outro aspecto “fundamental, será tentar recuperar um dos facheiros mais importantes e emblemáticos, não só da Madeira como de Portugal”.

“Este facheiro está a ser ocupado, no nosso ponto de vista, indevidamente, por privados. Este imóvel, que merecia ser classificado, é um imóvel que pertence, digamos, à arquitectura militar e foi construído pelo povo local, pelo que pertence a Machico”, frisou.

“É inconcebível que o PS e o PSD, que todos estes anos estiveram na Câmara Municipal, nunca se preocuparam em recuperar um dos imóveis do Património Cultural Construído mais emblemáticos de Machico”, lamentou o candidato.

Carlos Costa reforçou ser pretensão do JPP “recuperar, fazer com que haja uma «devolução» deste imóvel e, numa fase posterior, apresentar um projecto de classificação para este imóvel, que faz parte da nossa tradição e do nosso Património Cultural”.