Madeira

“Como está o seu coração?”

Iniciativa do DIÁRIO e Hospital da Luz disponibiliza rastreio cardiovascular gratuito, até às 13 horas

None

Até às 13 horas desta quarta-feira, 29 de Setembro, está instalada uma tenda na Rua Fernão de Ornelas, em frente à Loja do DIÁRIO, onde se realizam rastreios cardiovasculares gratuitos, mediante a apresentação da edição de hoje do DIÁRIO, numa parceria com o Hospital da Luz.

Desde as 10 horas da manhã que se formou uma fila de interessados em realizar este rastreio de despiste para doenças cardiovasculares, as que mais gravemente atingem a população portuguesa.

Esta iniciativa do DIÁRIO em parceria com o Hospital da Luz vem abordar as pessoas no sentido de fazer um rastreio de vários valores, nomeadamente da tensão arterial, a glicemia capilar e colesterol, para olharmos para os valores e notificar se existe alguma alteração, para que as pessoas possam procurar o seu médico de família, para despistar algum tipo de doença e prevenir complicações mais graves, nomeadamente a nível cardiovascular. Joana Martins, enfermeira do Hospital da Luz

Hoje, 29 de Setembro, assinala-se o Dia Mundial do Coração, que tem como intuito informar a população e lembrar da importância de estar alerta na prevenção das doenças cardiovasculares, que continuar a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo.

São muitas as causas, desde o tabagismo, a diabetes, a hipertensão arterial e a obesidade, passando pela poluição atmosférica. A maioria destas causas estão associadas a hábitos e comportamentos que em nada abonam a saúde das pessoas. A título de exemplo 80% dos indivíduos que têm um enfarte agudo do miocárdio antes dos 45 anos são fumadores. A prática regular de uma actividade física diminui em cerca de 40% a probabilidade de ter uma complicação cardiovascular.

Para a prevenção deve-se ter em conta uma boa alimentação, equilibrada e variada. Recorrer ao exercício físico, aquele que seja possível, e dentro das limitações de cada pessoa. Tomar a mediação prescrita pelo médico de forma correcta e estar atento aos valores, para podermos identificar se alguma coisa está anormal. Joana Martins, enfermeira do Hospital da Luz

João Pereira de Oliveira, que leu no DIÁRIO que ia decorrer hoje esta iniciativa, deslocou-se à Rua Fernão de Ornelas para usufruir do seu rastreio gratuito. Níveis medidos e foi informado pela enfermeira Joana Martins de valores altos da tensão arterial. Foi aconselhado a ter uma consulta com o seu médico de família. Quando questionado relativamente ao seguimento deste conselho responde que: “Claro que sim. Tem de ser, não nem tinha vindo cá fazer o rastreio.”

Enquanto esperava pela sua vez, Humberto, que descobriu esta iniciativa através das redes sociais, dizia que “é importante fazer este tipo de rastreio.”

Não tenho precedentes, mas quero saber como estão os níveis. Nunca fiz um rastreio destes, mas tento ter sempre cuidado. É aproveitar, juntar o útil ao agradável. Humberto

Já José, que está pela Madeira durante três meses, de visita aos seus filhos, diz que tem “tido sorte”, porque é já o segundo rastreio de que usufrui neste tempo pela Região.

Eu gosto de saber os meus valores e é importante saber, porque ando a ser medicado, tenho um aparelho e tudo. Tenho diabetes e tenho sopro no coração. É sempre bom aproveitar estes rastreios, ainda para mais quando são gratuitos. José