Greta Thunberg ainda não entendeu que a via tem que ser outra

Dá muito nas vistas Greta Thunberg juntar 100.000 pessoas numa manifestação “pelo ambiente” em Berlim, na 6ª feira que antecede as Eleições Parlamentares na Alemanha, mas, os resultados práticos, não parece serem “grande coisa”.

Fica muito bem a Greta Thunberg abraçar a causa do ambiente e ser muito venerada por muitos, mas está visto que não chega. Os resultados destes anos em que luta em favor do cilma, às 6ªs feiras e não só, têm tido pouco ou nenhum resultado práctico.

Talvez a via a ser seguida e enquanto não se dá mesmo cabo de vez do AMBIENTE, deva ser outra.

Estar sistematicamente a atacar as gerações mais velhas que deixam um Planeta estragado às novas gerações, não será o caminho mais adequado a seguir.

Primeiro por as velhas gerações não terem avariado o Planeta propositadamente, não havia nenhum interesse “nisso”, segundo por criar-se um fosso geracional que não deveria ser o que se faz quando se quer apoio e unidade, para “seguir uma via mais limpa”!

A pandemia fez parar aviões, automóveis, navios e muito mais “transportes poluentes”, e a poluição caiu abruptamente, o que foi muito bom para o Planeta/ Terra. Mas não foi de livre vontade, nem com a intenção de o fazer.

Assim que foi possível ir aliviando as medidas de confinamentos globais, a poluição aumentou, e está agora a níveis superiores a antes da pandemia.

E “antes”, Greta Thunberg já tinha protestado em todo o lado, já tinha sido recebida com as devidas honras por “Gente muito importante”.

Se com a cabeça jovem não dá para pensar que a via não é fazer manifestações e dizer mal dos que chegaram até hoje, então será de ir insistindo na mesma tecla, com resultados idênticos aos que temos hoje, nada mudou.

Talvez os 100.000 manifestantes em Berlim, mais uns milhares no mesmo dia em todo o mundo, quiçá, tenham que começar por “dar exemplos “ efectivos, reais, concretos, de reversão do que está feito e mal-feito.

E assim: o uso constante de telemóveis gasta energia, faz aquecer o planeta e os telemóveis em fim de vida são lixo, logo? Andar de avião, de automóvel, de navio gasta imenso petróleo ou derivados, logo?

A fast-food tantas vezes vem embrulhada em plásticos, então? A separação total concreta e correcta de lixos, é essencial, e estes jovens manifestantes das 6ªs feiras em todo o mundo, fazem-no logo?

E como é possível ver em todo o lado, tudo sujo nas manhãs seguintes a noitadas de malta nova? Não são os velhos, esses reúnem-se é em locais confortáveis e fechados. Se fizerem “lixos” , e fazem, não se vê!!

O uso de água corrente em excesso para lavar os dentes – algo indispensável, pelo menos, duas vezes ao dia - não desligando enquanto se esfrega a escova os mesmos? Chuveiros demasiado longos, quando deveriam ser muito mais curtos. Sapatilhas/ ténis com uma percentagem enorme de plásticos.

Será necessário evidenciar mais? Qual o papel da juventude, nisto?

As gerações mais velhas não perceberam que ao generalizar o uso do automóvel, ao criar plásticos descartáveis, para tudo e ara nada, ao estar num tempo de use e deita fora, estavam a estragar o Planeta. E de facto estragaram, estragamos!!!

Mas manifestações e dizer mal é bonito , dá noticiários e não só, mas Greta Thunberg, tudo está na mesma ou pior!

A Küttner