Desporto

Leonard Nika e Anabela Prioste vencem Madeira Island SUP Challenge

None

A Estreia da Madeira no circuito europeu de Stand Up Paddle teve emoção até final com o campeão a festejar o título só após de um 'foto finish'. Os madeirenses Tomás Lacerda e Veronica Silva terminaram entre a elite mundial.

Não podia ter sido a melhor estreia da Madeira no circuito europeu de Stand Up Padlle (SUP)  - Euro Tour - com o campeão a ser encontrado apenas recorrendo ao 'foto finish'.

Para além das emoções das provas de juvenis, juniores e amadores, o Madeira Island SUP Challenge evento organizado pelo DIÁRIO de Notícias e pelo Clube Naval do Funchal teve, na prova rainha, duelos intensos para a conquista do título.

O itialano Leonard Nika festejou a vitória nesta etapa europeia com apenas um segundo de vantagem do húngaro Daniel Hasulyo. Num percurso de 12 quilómetros, na baía do Funchal com passagens pela sede do Clube Naval do Funchal, na Quinta Calaça e o complexo balnear da Barreirinha, o sete vezes campeão de Itália conquistou o 'ouro' após 1:05.33 horas, enquanto o húngaro, apesar de se ter jogado ao mar, já na linha de chegada, veio a ser vice-campeão com mais um segundo. Itzel Delgado, do Perú fechou o pódio com o tempo de 1:06.33, enquanto a 'estrela' madeirense, Tomás Lacerda terminou num brilhante quarto lugar com a marca de 1:09.11.

A fechar o top-5 ficou o 'padrinho' do evento, o seis vezes campeão do Mundo, o dinamarquês Casper Steinfath.

No sector feminino a campeã nacional, Anabela Prioste foi mais forte que a armada estrangeira e colocou o seu nome no topo do evento, e depois de um percurso feito em 1:13.04 horas. A italiana Caterina Stenta veio a ser segunda (1:14.57), enquanto a jovem madeirense Verónica Silva festejou a estreia no circuito europeu com a conquista da medalha de bronze e com o tempo final de 1:19.36 horas.

A consagração dos campeões das diversas provas e categorias acontecerá amanhã pelas 12 horas, no Village do Madeira Island SUP Challenge, localizado no Centro Náutico de São Lázaro.

De referir que amanhã está ainda agendada, na baía do Funchal, uma prova de estafetas.