Eleições Autárquicas Madeira

CDU alerta para problemas nas zonas altas de Santa Cruz e deixa críticas aos adversários e a António Costa

None

A CDU percorreu, esta segunda-feira, 20 de Setembro, as zonas altas de Santa Cruz. "Estamos na área do não desenvolvimento, da falta de saneamento e de transportes insuficientes", denunciou o candidato Dírio Ramos, enumerando alguns das área mais a norte do concelho.

"Aqui, nas zonas altas, encontramos ribeiras entupidas, veredas em estado lastimável, pessoas a morar em barracas, algumas alcoolizadas, esgotos a céu aberto, poios abandonados, terra sem água de rega, terrenos por limpar com materiais excelente para incêndio", apontou.

Dírio Ramos teceu também críticas às "incoerências" e "contradições" do JPP e do PS na Câmara de Santa Cruz.

"Há 10 anos o JPP pedia a revisão do PDM (eles com o PS), no tempo em que estavam na oposição, mas tinham quatro vereadores contra três do PSD. De que serviram naquela altura os vereadores do JPP e do PS? Até votaram a favor dos orçamentos do PSD. São todos iguais", acusa, lembrando que "quando a CDU tinha representantes na Assembleia Municipal e nas freguesias, os eleitos da CDU votaram contra as negociatas do PSD/JPP/CDS/PS".

"Fomos contra o PSD, somos contra o JPP no poder com a totalidade dos vereadores", sublinha o comunista que diz não compreender também "a posição do PS". "Porque razão a candidatura do PS, nem uma palavra exige ao Governo da República sobre a necessidade do Novo Tribunal de Santa Cruz, nem sobre a esquadra da PSP para o Caniço? Será que PS tem algum acordo secreto com o JPP?", questiona.

Dírio Ramos enunciou ainda algumas das prioridades da CDU para o concelho: "Investir em saneamento básico, promover a habitação social e a preços controlados, garantir a água potável, a água de rega para a agricultura, e a proteção civil, entre outras funções".

Entende ainda que deve o município exigir à República, tribunais, esquadras de polícia" e ao Governo Regional "as questões da saúde, da Segurança Social, da educação, dos transportes, da orla costeira". "Estas são competências que o Município não tem sabido colocar. E será com eleitos da CDU que estas justas reivindicações podem ser colocadas", frisou, apelando ao voto.

A sua intervenção teve ainda espaço para críticas a António Costa, hoje na Madeira:

Hoje está na Madeira o primeiro-ministro e presidente do PS. Virá, de certeza, falar com os regedores dele e vai fazer promessas (que as levará o vento), virá falar “da bazuca” (que neste momento não tem pólvora). E eu pergunto a António Costa: Para quando a resolução do subsídio de insularidade aéreo e terrestre? Onde está o ferry todo o ano? Em que fase está o projecto do Tribunal de Santa Cruz e a esquadra do Caniço? Qual a solução que a República tem para a resolução dos problemas técnicos do aeroporto com os limites de velocidade e dos ventos e do pagamento do IMI?.