Madeira

"O SESARAM aposta na formação"

None

Decorreu hoje, dia 20 de Setembro, a sessão de abertura da XI edição do 'Encontro com as Especialidades', organizado pela Direcção do Internato Médico do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).

"Este evento é destinado aos médicos internos de Formação Geral, com o objectivo primordial da partilha de experiências e o esclarecimento aos colegas no que diz respeito à sua futura especialidade médica, auxiliando no processo de escolha de especialidade (Formação Especializada)", refere a Directora do Internato Médico, citada em nota de imprensa.

Ana Paula Reis reconhece que "esta é uma forma dos internos conhecerem o trabalho feito pelas especialidades".

"Até ao final do ano, os internos têm de escolher qual será a especialidade que irão abraçar, pelo que estes encontros se revestem de um papel importante para esclarecimento", explica.

Os Encontros com as Especialidades servem também para "divulgar o que é feito no SESARAM e na saúde pública regional".

Por seu turno, o director clínico do SESARAM, Júlio Nóbrega, saudou as escolhas que podem vir a ser tomadas relembrando que "o SESARAM aposta na formação".

“A actividade formativa é muito valorizada por nós estamos crentes que a actividade existencial, ou seja, aquilo que fazemos aos nossos doentes é muito dependente daquilo que é a forma que formamos as pessoas, da forma como investigamos. Portanto, a formação para nós, a formação pós-graduada, a formação da especialidade é o hábito”, disse.

Assegurou ainda que é desejo do SESARAM que os “internos fiquem na Madeira a trabalhar futuramente”, afirmando ser um “empenho também, e de todos os médicos, que façam cá formação, tenham vaga e lugar para trabalhar no futuro”.

A sessão de abertura contou com a presença do secretário regional de Saúde e Protecção Civil e da presidente do Conselho de Administração do SESARAM.

Este encontro é transmitido on-line, por videoconferência, e decorre até 23 de Setembro (quinta-feira), das 16 às 19 horas.

Ao longo dos quatro dias a iniciativa conta com a colaboração de médicos mais experientes que apresentam os programas, aspectos práticos, as perspectivas de sectores da actividade médica e respondem a dúvidas sobre cada uma das especialidades.