Madeira

Unidade de Medicina da Reprodução do SESARAM acompanha centenas de utentes

Criada em 2014, a Unidade de Medicina da Reprodução realizou no ano inaugural 940 consultas

None

Na cerimónia de apresentação do I Congresso Internacional de Bioética, subordinado ao tema da Gestação de Substituição, Rafaela Fernandes, presidente do Conselho de Administração do SESARAM, avançou que a Unidade de Medicina da Reprodução do Serviço Regional de Saúde, realizou 940 consultas em 2014, ano de inauguração do sector. 

A Unidade de Medicina da Reprodução foi, em 2018, certificada pela Associação Portuguesa de Certificação, tornando-se no 10.º centro público do país "que vem dar resposta aos problemas de fertilidade". Sendo que antes da sua criação, os casais inférteis da Região tinham de recorrer ao sector privado ou a centros públicos localizados no continente, o que acarretava uma série de transtornos pessoais. 

Rafaela Fernandes dá conta que em 2014 foram realizadas cerca de 940 consultas, número que nos anos seguintes "mais que duplicou". 

A presidente do Conselho de Administração do SESARAM enalteceu a criação do Centro de Estudos de Bioética - Pólo Madeira, destacando que a pareceria entre o CEB e o Serviço Regional de Saúde permitirá a conjugação de interesses e esforços para a investigação, partilha de conhecimentos e formação no campo da Bioética.

Rafaela Fernandes concluiu garantindo o apoio do SESARAM ao CEB e propôs a abordagem da intervenção na área da infância  num próximo simpósio.