Eleições Autárquicas Madeira

JPP diz que ordenamento do território é "urgente" para fixar jovens em Machico

None

"A reabilitação urbana merece maior atenção por parte da Câmara Municipal de Machico", defendeu hoje Luis Martins, candidato pelo JPP à Assembleia Municipal de Machico, assumindo-a como uma das medidas preconizadas para este concelho.

Isto é para nós de extrema importância pois a reabilitação urbana é uma componente indispensável da própria política de habitação permitindo, por exemplo, através de incentivos e apoios específicos, que os jovens reabilitem e requalifiquem os edifícios de forma a se fixar em Machico.

O candidato nota que "os resultados preliminares dos censos de 2021 comprovam que Machico perdeu população" e, entende que, "desta forma, poderíamos captar jovens famílias para dinamizar o concelho".

Por outro lado, observa que "nas zonas mais periféricas, verifica-se a falta de caminhos agrícolas e a necessidade de melhorar algumas veredas e acessos aos terrenos" que têm "levado ao aumento da intensidade dos desastres naturais, como sejam os incêndios ou as enchentes".

"Temos o exemplo de uma enchente que tivemos em Janeiro, num ribeiro aqui ao lado, afluente da ribeira principal de Machico, que devido a esta falta de limpeza e à falta de acessos, fizeram com que as encostas fossem abandonadas, aumentando a intensidade da intempérie", apontou a título de exemplo.

A este respeito chamou ainda atenção para o facto de a devida recuperação destas zonas ainda não ter sido feita. "Apesar de haver verbas do PIDDAR, nem o Governo Regional nem a Câmara Municipal atuaram, até ao momento, para reparar as zonas que foram afectadas", acusou.

"Mais uma vez percebe-se a importância da revisão do PDM. Zonas como estas têm de ser consideradas zonas mistas, urbanas e residenciais, de forma a permitir que as pessoas que aqui habitam e jovens que aqui se queiram fixar, possam continuar a fazer as suas habitações e a fazer a sua actividade agrícola se assim o entenderem, sendo também uma mais-valia para a manutenção e salvaguarda das nossas zonas mais altas", reitera o candidato.