Madeira

Fisco da Madeira com quebra de quase 5 milhões na cobrança coerciva

None

A Autoridade Tributária na Madeira cobrou 11,8 milhões de euros a contribuintes que tinham dívidas em processo de execução, entre Janeiro e Agosto deste ano. São menos 4,7 milhões de euros (-29%) face ao período homólogo do ano anterior. Apesar da quebra, o objectivo anual traçado deverá ser atingido. O tema constitui a manchete da edição desta segunda-feira do DIÁRIO.

A foto em maior destaque na primeira página mostra uma imagem antiga de Maurílio Mendes. O antigo vereador do CDS na Calheta é um dos ex-autarcas que revelam memórias, conquistas e mágoas numa reportagem que também ouviu Arlindo Gomes, Bernardo Martins e Gil Canha. Para estes madeirenses, a política activa é algo do passado, à qual a maioria não pretendem regressar.

Entretanto, há uma notícia que revela que a Região Autónoma da Madeira tem o ‘conforto’ do Estado para recorrer a um empréstimo. Quem o diz é o deputado socialista madeirense Carlos Pereira, que garante que os 158 milhões de euros para o novo hospital já podem ser obtidos a custos reduzidos.

Há ainda uma reportagem sobre as eleições autárquicas em São Vicente, concelho onde os munícipes parecem divididos entre dar nova maioria ou castigar inactividade. Muitos eleitores têm reservas em falar sobre política, mas não escondem que há problemas por resolver. Ainda na área da política, o líder nacional do CDS veio à Madeira elogiar Rui Barreto e atacar António Costa, que chega hoje à Região.

Por fim, há uma imagem que ilustra a erupção de um vulcão nas Canárias. Para já, são reduzidas as hipóteses de as cinzas vulcânicas atingirem a Madeira. O IPMA diz que “não deverá corresponder a uma situação crítica”.