Eleições Autárquicas Madeira

Chega quer mais investimento na ETAR dos Reis Magos

Nélio Gouveia requer um inquérito sobre as condições das redes de saneamento básico e as fossas sépticas da localidade

None

O candidato pelo Chega à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Nélio Gouveia, reagiu esta quinta-feira, 2 de Setembro à denuncia feita pelo actual executivo liderado por Filipe Sousa, descrevendo como uma "irresponsabilidade".

Em causa está um comunicado enviado na passada quarta-feira, em que a autarquia esclarecia que não havia registado qualquer avaria ou anomalia que justificasse a poluição marítima verificada nos últimos dias na Praia das Palmeiras e na Praia dos Reis Magos.

Câmara de Santa Cruz denuncia “sabotagem” nas praias

A Câmara Municipal de Santa Cruz garante que não registou qualquer avaria ou anomalia que justifique a poluição marítima que se verificou nos últimos dias na Praia das Palmeiras  e na Praia dos Reis Magos.

A Câmara Municipal de Santa Cruz revelou crer que as ocorrências registadas "têm mão criminosa", alertando que iria proceder à averiguação da "eventual sabotagem nas redes de água do concelho”. 

A candidatura do Chega considera que a autarquia santa-cruzense suspeita "precipitadamente dos candidatos do PSD pelo simples facto de estarem já no local, quase que ainda antes dela ocorrer", sendo que Nélio Gouveia considera "uma irresponsabilidade por parte do camarário levantar tais suspeitas sem provas concretas da autoria dos factos". 

O Chega dá o seu parecer sobre a poluição nos mares do concelho: "o que ocorre nas proximidades da praia dos Reis Magos é a existência de vários apartamentos localizados em áreas onde não há saneamento básico e que despejam o excedente de suas Fossas Sépticas na Ribeira da Mãe de Deus, a mesma ribeira que recebe os dejectos da vacaria, sendo que todo esse material vai directo ao mar, dando na praia dos Reis Magos".

Perante a recorrente situação de poluição do mar, Nélio Gouveia requer um inquérito sobre as condições em que se encontram as redes de saneamento básico e as fossas sépticas existentes naquele local, bem como sobre o "descarte de dejectos, que são despejados na ribeira".

O candidato destaca ainda a necessidade de que haja um maior investimento nos equipamentos da ETAR, garantindo assim qualidade na prestação do serviço e consequentemente a qualidade da agua do mar para os banhistas.