5 Sentidos

Funchal integra Rede Nacional de Teatros

None Ver Galeria

O Teatro Baltazar Dias integra, a partir de hoje, a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), revelou o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia.

Hoje é um dia duplamente feliz, porque o Teatro Baltazar Dias foi incluído na Rede Nacional de Teatros, o que nos permite olhar para o futuro com boas perspectivas de cooperação e de enriquecer ainda mais a programação cultural do Teatro Municipal, uma vez que teremos também financiamento do Ministério da Cultura para poder levar a palco várias peças.

Com efeito, o 'Baltazar Dias' é uma das 50 instituições nacionais (e o único equipamento regional) que poderão candidatar-se a um apoio à programação a partir de 9 de Outubro, anunciado na terça-feira pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

Segundo a DGArtes, “brevemente” será divulgada “uma segunda e última lista de equipamentos credenciados nesta fase inicial de arranque da rede”, que também poderão concorrer ao apoio à programação.

Em Julho, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, já havia adiantado no parlamento que a linha de apoio à programação desta rede terá uma dotação entre cinco e seis milhões de euros.

Além deste apoio financeiro, Miguel Gouveia destaca que o Funchal vai poder, através desta rede, "ter uma maior cooperação também para potenciar o talento regional".

O autarca falava aos jornalistas, precisamente antes da conferência de apresentação do espectáculo de abertura da temporada 2021/22 do Teatro Municipal, intitulado ‘Saltos Altos’.

Uma produção original da CMF em parceria com RA [Ricardo Araújo] Produções, que foca os problemas do universo feminino na sociedade actual - nomeadamente  questões ligadas à igualdade de género, ao emprego, ao assédio sexual ou à vida familiar - e que custou cerca de 28.500 euros.

"O valor destinado para esta produção teve um custo de 17 mil e quinhentos euros", suportado pela Câmara Municipal do Funchal, e a sua transposição para o palco “teve um custo técnico de sensivelmente 11 mil euros”, precisou Miguel Gouveia.

Trata-se de uma aposta grande que a Câmara Municipal tem feito no talento regional.

Neste sentido, destaca ainda que a integração na RTCP "não serve de forma alguma para excluir os artistas madeirenses", mas antes para "levar ao palco nacional o talento regional" e "trazer também artistas nacionais para uma maior partilha de conhecimentos e talentos".