Coronavírus Mundo

China detecta um caso local e 27 oriundos do exterior

None
Foto AFP

A China anunciou hoje que foram diagnosticados 28 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo um por contágio local, detetado na província de Yunnan, sudoeste do país.

Yunnan, que faz fronteira com vários países do sudeste asiático, foi palco de vários surtos, nos últimos meses, sobretudo junto à fronteira com o Myanmar (antiga Birmânia).

Os restantes 27 casos foram detetados no município de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Yunnan, Jiangsu (leste), Zhejiang (leste), Fujian (sudeste) e Hubei (centro), indicou a Comissão de Saúde da China.

A China enfrentou, nas últimas semanas, vários surtos, em diferentes áreas do país, mas que estão já aparentemente sob controlo, após as autoridades imporem medidas de confinamento nas regiões afetadas.

A Comissão de Saúde chinesa indicou que, até ao final de quarta-feira, o número total de infetados ativos no país asiático se fixou em 977, entre os quais três em estado grave.

Desde o início da pandemia, 94.926 pessoas ficaram infetadas na China, tendo morrido 4.636 doentes.

A covid-19 provocou pelo menos 4.518.163 mortes em todo o mundo, entre mais de 217,63 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.757 pessoas e foram contabilizados 1.039.492 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.