Madeira

Custos na Educação, vestuário e calçado ajudam a baixar índice de preços no consumidor

A taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi de -0,2%

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

No mês de Agosto de 2021, a Região Autónoma da Madeira (RAM) teve uma "variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – de -0,2%, superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior", informa hoje a Direcção Regional de Estatística.

Segundo os dados que apontam o "indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de -0,7%, superior em 0,4 p.p. ao registado no mês anterior", diz a DREM.

Por outro lado, "os bens registaram uma taxa de 0,4% e os serviços de -0,9%", sendo que "as classes da 'Educação' e do 'Vestuário e calçado' foram as que registaram as maiores variações negativas, com -4,9% e -3,1%, respetivamente".

Em sentido inverso, "as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes dos 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (+1,6 %) e da 'Saúde' (+1,2%)", resume a autoridade estatística regional.

Já "no País, o IPC registou uma taxa de variação de 0,5%, valor superior em 0,1 p.p. ao observado no mês anterior".

Por fim, no mês passado, "o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,1% face ao mês anterior e de +1,7% se comparado com mês homólogo", conclui.