Eleições Autárquicas Madeira

'Confiança' pretende criar Plano Municipal de Saúde

None

A implementação de um Plano Municipal de Saúde é uma das propostas que fará parte do programa eleitoral da candidatura da coligação 'Confiança' à Câmara Municipal do Funchal, revelou Cláudia Dias Ferreira na sequência de uma reunião com a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny.

Na visita, que teve como objectivo auscultar aquela instituição sobre as problemáticas relacionadas com a saúde na cidade do Funchal, marcaram presença além da candidata a vice-presidente pela Coligação Confiança, os candidatos a vereadores Filipe Fernandes e Micaela Camacho.

Cláudia Dias Ferreira sublinhou, na ocasião, que a Coligação Confiança conta com a S. José de Cluny “para a consubstanciação e implementação do futuro Plano Municipal de Saúde do Funchal".

"De uma forma abrangente e vocacionado para todos os munícipes, este plano assentará nos 17 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dos quais destacamos, obviamente, a prevenção da doença e a promoção da saúde no concelho, mas também a erradicação da fome e pobreza e uma educação de qualidade”, explicou.

A candidata a autarca destacou, igualmente, “a colaboração que a Escola já detém com o Município do Funchal, através da parceria com a SocioHabitaFunchal para o empoderamento de mulheres nos bairros sociais camarários”, acrescentando, no entanto, que “esta instituição poderá ter um papel ainda mais preponderante em articulação com o município, nomeadamente no que concerne ao diagnóstico e caracterização de grupos vulneráveis na cidade do Funchal.

Cláudia Dias Ferreira concluiu, dizendo que “é fundamental incrementar a literacia da saúde junto da nossa população, pois isso permitirá que os funchalenses detenham cada vez mais competências nesta área, e que adotem comportamentos protectores da saúde e de prevenção da doença, bem como o autocuidado”.