Madeira

Confiança promove amanhã terceira sessão do ciclo de conversas 'Pensar Funchal'

2.ª sessão destacou a criação da bolsa de voluntariado sénior para a promoção do envelhecimento activo

None

A Coligação Confiança dinamizou, na Fortaleza do Pico, na freguesia de São Pedro, a segunda sessão do ciclo de conversas 'Pensar Funchal'. O candidato à presidência da CMF, Miguel Silva Gouveia, enalteceu a presença do público e destacou o painel de oradores : “a excelente moldura humana que nos recebeu mais uma vez e o contributo relevante para a cidade dos convidados dos dois painéis que reunimos, com candidatos à Vereação e às Juntas, e quatro especialistas da sociedade civil".

A sessão teve início com a conversa em torno do tema 'Educação, Desporto e Envelhecimento Activo', que contou com o candidato a Vereador Álvaro Noite, a psicóloga Ana Sofia Rodrigues, o candidato à Presidência da Junta de Freguesia de São Pedro, António Gomes, e a enfermeira Lília Abreu.

Miguel Silva Gouveia sublinhou “algumas propostas que serão tidas em conta no programa da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal, como por exemplo, a criação de uma bolsa de voluntariado sénior no concelho, potenciando o trabalho intergeracional para um envelhecimento activo com qualidade de vida. Podemos referir, igualmente, a vontade de criar uma bolsa de serviços e equipamentos técnicos para pessoas com mobilidade reduzida, ou ainda, na área do desporto, a necessidade de uma pista de atletismo na cidade, e a preocupação que teremos de incluí-la nos instrumentos de gestão territorial do nosso concelho". 

A iniciativa prosseguiu com a discussão do tema 'Turismo, Comércio e Desenvolvimento Económico', que reuniu Sancha de Campanella, candidata a Vereadora, o empresário e professor universitário Élvio Camacho, Énia Freitas, candidata à Junta de Freguesia de Santa Luzia, e o empresário do sector turístico Mestre Barbosa.

No segundo painel, salienta-se, por sua vez, a necessidade de coligir informação para oferecer aos turistas experiências únicas, que sejam enriquecedoras a nível cultural e identitário da nossa cidade, tal como ela é vivida pelos locais, e que isso pode ser alcançado através da Estratégia Municipal de Turismo. Refira-se, igualmente, o investimento que será feito no apoio aos comerciantes na transição digital, sobretudo após a crise que vivemos e a introdução de novos hábitos tecnológicos.

Já amanhã, quinta-feira, dia 2 de Setembro, no Miradouro da Igreja, em São Roque (18h30), os trabalhos começam com 'Mobilidade, Planeamento e Ordenamento do Território', com o candidato a Vereador Amílcar Nunes, o arquitecto Pedro Ribeiro, e a candidata à Presidência da Junta de Freguesia de São Roque, Filipa Abreu. Na segunda metade da iniciativa, o debate incidirá, por sua vez, na 'Participação Cívica e Cooperação Externa', com a presença de Tânia Sousa, candidata a Vereadora, do gestor hoteleiro André Barreto, e de Gonçalo Aguiar, candidato à Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria.