Eleições Autárquicas Madeira

Olga Fernandes reclama Unidade de Cuidados Continuados para a Ribeira Brava

None

A candidata do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava defende a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados naquele concelho. 

Embora reconhecendo que esta seja uma competência do Governo Regional, Olga Fernandes crê que "cabe também às autarquias e aos seus eleitos exigirem que sejam garantidos estes serviços de saúde", pelo que, na qualidade de candidata, alerta para esta "lacuna" que se verifica naquele concelho.

Tal como refere, "na zona oeste apenas existe uma unidade de cuidados continuados na Calheta, que não está operacional, e, a norte, uma unidade em São Vicente, o que se traduz numa oferta insuficiente para a procura".

“Estas unidades são fundamentais para uma rápida recuperação dos utentes.  Muitas pessoas, após uma convalescença ou doença prolongada, acabam por permanecer em casa pelo facto de não terem a oportunidade de recuperar nestas unidades, fazendo muitas vezes apenas uma sessão de reabilitação por semana, o que não é muito eficaz para uma rápida melhoria do seu estado”, sustenta Olga Fernandes.

A candidata do PS insiste que a resposta pública a estas situações está “muito aquém” das necessidades, "pelo que urge investir nestas valências e no consequente reforço de meios", sobretudo "se atendermos ao facto de uma parte significativa da população do concelho ser envelhecida e ter mais probabilidade de precisar deste acompanhamento", alerta.