Madeira

Ribeira Brava terá balcão de apoio ao agricultor

None

A Ribeira Brava terá em breve um balcão de apoio à agricultura e desenvolvimento rural, "para ajudar os agricultores do concelho a dinamizar a sua actividade agrícola", revela a autarquia ribeira-bravense em nota de imprensa.

O protocolo foi hoje assinado entre a Câmara Municipal e a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e prevê a criação de um espaço situado no Mercado Municipal da Ribeira Brava, "para fomentar a competitividade da agripecuária, garantir a gestão sustentável dos recursos naturais, prestar apoio técnico aos agricultores e criadores de animais, estabelecer pontes de comunicação e promover a cooperação entre os agricultores, o Município e instituições públicas do sector, para além de organizar eventos que contribuam para o desenvolvimento deste sector".

Ricardo Nascimento, citado na mesma nota, recorda que a actividade agrícola é de "extrema importância" para o município da Ribeira Brava.

Serve de ganha-pão às pessoas que trabalham a terra, dá-nos uma imagem mais aprazível do concelho e é uma ajuda em termos de proteção civil, já que um terreno cultivado evita a propagação de incêndios e suporta melhor as chuvas abundantes.

O executivo recorda que na reunião de câmara de 25 de Março de 2021 foi discutida a cedência de três lojas do Mercado Municipal para a criação deste espaço com vista a apoiar os agricultores em termos de programas e apoios existentes, estando o projecto pronto para avançar.

Por sua vez, o secretário Humberto Vasconcelos frisou que este balcão de atendimento simboliza uma “descentralização dos serviços” da Secretaria Regional de Agricultura para este município, disponibilizando técnicos especializados para acompanhar os assuntos agrícolas e chegar mais rapidamente aos agricultores, com respostas a todos aqueles que pretendem ter acesso a informações sobre agricultura, fundos comunitários e pequenas questões do quotidiano agrícola.

Com este protocolo, a Secretaria Regional da Agricultura irá avançar com a contratação pública para a realização das obras do espaço dedicado ao agricultor.