Artigos

Confiamos nas nossas gentes, tal como sempre confiaram em nós

Ao contrário do que muitos apregoam, não há vitórias antecipadas

Amenos de um mês para aquelas que são, quiçá, as Eleições mais importantes e decisivas para o futuro da Madeira e do Porto Santo, é tempo de fazer balanços e de encontrar, em todo o trabalho que temos vindo a fazer, ainda mais força e convicção para seguir em frente.

Convicção naquilo que somos e que temos a cumprir por uma terra que nos move, por uma população que nos inspira e por um projeto que é, sem dúvida, o mais justo, equilibrado e possível de cumprir em cada uma das nossas 54 freguesias, nos nossos onze concelhos. Um projeto que, acima de tudo, resulta daquilo que ouvimos da nossa população, com a qual fizemos, desde a primeira hora, este caminho.

Não somos nem nunca fomos perfeitos. Nem tampouco fazemos da ilusão e da demagogia as nossas bandeiras. Somos apenas um conjunto de homens e mulheres que estão disponíveis e empenhados em contribuir para um futuro melhor. Em trabalhar, afincadamente, para que a Madeira e o Porto Santo continuem na senda do desenvolvimento, da estabilidade e do progresso que todos desejamos.

Homens e mulheres que estão motivados em garantir respostas atualmente inexistentes. Em melhorar a vida e o quotidiano da nossa população, independentemente da localidade, freguesia ou concelho onde esta reside. Em melhor preparar o amanhã, aquele amanhã que projetamos nos nossos jovens, sabendo ajustar, a cada momento, uma atuação que se quer responsável, atenta e verdadeira no presente, mas, ao mesmo tempo, tendo visão e estratégia para além do imediato.

É também isto que nos distingue: a nossa capacidade de ir mais além, sempre ao lado do nosso povo, numa Região onde, juntos, fizemos, ao longo destas últimas quatro décadas, aqueles que muitos julgavam impensável.

Não é por acaso que afirmo – e reitero – que temos o melhor projeto e as melhores equipas. E com isto não está em causa menosprezar quem quer que seja.

Trata-se, apenas, de deixar evidente que nos apresentamos ao nosso eleitorado com as melhores propostas e soluções e, acima de tudo, com aquelas que são possíveis de concretizar, sem ilusões ou tentativas de manipulação do nosso povo. Trata-se de vincar que vamos a estas Eleições contando com candidatos que conhecem a realidade na qual querem intervir em nome do bem comum e têm provas dadas dessa sua vontade e capacidade de servir o outro.

O nosso compromisso será, sempre – e, ainda mais, nestas Autárquicas – um compromisso direto com a nossa população. Com uma Região que está sempre primeiro, acima de quaisquer outros interesses.

Com as novas gerações que esperam e anseiam por novas oportunidades e com os nossos idosos, que merecem e precisam de mais atenção, respeito e cuidado. Com todos aqueles que, nas suas freguesias e concelhos, querem, tal como nós, sempre mais e melhor.

E é aqui que também é preciso pôr a mão na consciência e refletir, com seriedade, naquilo que tem sido a governação local dos últimos anos. No compromisso que faltou honrar por todos os que, chegando ao poder, esqueceram a razão maior de terem sido escolha.

A diferença na decisão a tomar, a 26 de setembro, residirá, essencialmente e a par dos diferentes programas que se apresentem, entre aqueles que prometeram e não cumpriram até agora e os que se disponibilizam e querem cumprir nos próximos quatro anos. Entre os que tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram e os que pedem e esperam essa mesma oportunidade. Com humildade, verdade e convicção, é isso que se espera, uma oportunidade.

Porque, insisto, ao contrário do que muitos apregoam, não há vitórias antecipadas nem candidatos vencedores à partida. O povo é e será, sempre, soberano.

Estamos e continuaremos confiantes e motivados em ultrapassar, com sucesso, mais este grande desafio, acreditando que, a 26 de setembro, a Região e cada um dos seus onze concelhos vencerá. Ao lado da nossa população – e junto dos nossos Militantes que, também aqui, merecem todo o meu reconhecimento, pela forma exemplar como têm assumido esta caminhada – continuaremos a trabalhar, a apresentar as nossas ideias e a evidenciar as soluções a que nos propomos, para os próximos quatro anos.

Estabilidade, desenvolvimento, paz social, trabalho e qualidade de vida são premissas das quais não abdicamos. Assim como não abdicaremos, nunca, de lutar e de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a defesa dos nossos interesses.

Da mesma forma que o eleitorado confia e sempre confiou em nós, nós também confiamos na decisão de cada Madeirense e Porto-Santense. A nossa população sabe bem que pode contar connosco, conhece o nosso trabalho e há muito que sabe o que pode ou não esperar de nós.

Juntos, somos, verdadeiramente, o Futuro.

Queremos sê-lo, ao lado de todos os que, connosco, estiverem dispostos a acreditar.