O busto de D. Manuel

No jardim do Campo da Barca, Funchal, está um pedestal alto que suporta a escultura executada por Mestre Anjos Teixeira, dando valor à florista madeirense.

Uma figura em pé, com um açafate de flores, em tamanho natural, com

data de 1980.

O meu reparo, é um pequeno pedestal com busto com a cabeça coroada com a inscrição de D. Manuel “O Venturoso”, tendo por baixo as datas de

1469-1521.

O escultor Nicolau Viana, executou com qualidade o busto com data de 2001.

O Rei D. Manuel ofereceu à Igreja Matriz de Machico, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, o portal lateral sul, um órgão, algumas peças de ourivesaria e uma imagem, dourada e policromada, com a Virgem com o seu Menino. Estando, atualmente, no Museu de Arte Sacra do Funchal.

Santa Cruz foi elevada à categoria de Vila, por carta régia de D. Manuel,

em 26 de Junho de 1515.

A Igreja de Santa Cruz, ficou terminada no ano de 1507. No exterior da abside, figuram ornatos manuelinos: cruz de Cristo, esfera armilar e escudo

nacional.

Ao Funchal, D. Manuel concedeu o direito de cidade, em 1508, pedindo ao Papa Leão X o reconhecimento de cidade como sede de diocese, que lhe foi concedido em 1514.

A Sé, catedral madeirense, foi mandada ser construída por D. Manuel, nas suas terras cultivadas, tendo acabado a sua construção em fins do século

XIV.

Ofereceu muito do seu património á Diocese do Funchal.

O meu reparo, é que está em lugar bem destacado, no coração da cidade, um belíssimo pedestal com a escultura e Gonçalves Zarco, e um pequeno busto do Rei D. Manuel, escondido entre duas árvores.

O Rei D. Manuel, merece um monumento com a dignidade que lhe é devida.

A minha sugestão é que seria importante a execução de um monumento escultórico, digno ao Rei D. Manuel, e que fosse executado antes data de 2027, na Capital Europeia da Cultura, Cidade do Funchal e com o apoio das cidades que foram beneficiadas por D. Manuel.

José Fagundes