Coronavírus Madeira

Madeira soma 23 novos casos e 50 recuperações neste domingo

None

Mais 23 novos casos de infecção pelo coronavírus e 50 doentes recuperados é o balanço de hoje da pandemia no nosso arquipélago, que conta agora com 357 casos activos.

Segundo o boletim informativo diário da Direcção Regional da Saúde, dos 23 casos hoje diagnosticados, 4 são importados (2 da Roménia, um do Reino Unido e um de Lisboa) e 19 são de transmissão local. A maioria destes casos (14) diz respeito a indivíduos jovens, com idade até 29 anos.

Em termos de residência, os novos casos apresentam a seguinte distribuição: 9 no Funchal, 7 em Santa Cruz, 3 no Porto Santo, um na Ribeira Brava, um em São Vicente, um em Santana e um tem residência fora da Região Autónoma da Madeira.

Dos 357 casos activos, 67 são casos importados e 290 são de transmissão local. Relativamente ao isolamento dos casos activos, há a assinalar que 7 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, duas das quais na unidade de cuidados intensivos dedicada à Covid-19 (ontem havia apenas um doente nos cuidados intensivos). Há ainda 91 pessoas que cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada (menos nove do que ontem), permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 148 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da RAM.

Relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, 574 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita à vigilância de viajantes, 44.714 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende agora a 61.617 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliza até a data 3.824 atendimentos.

Relativamente aos testes para despiste de Covid-19 realizados no Serviço de Saúde da RAM, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos há a reportar um total cumulativo de 293.337 colheitas para teste de RT-PCR realizadas até às 15h30 de hoje. No total, até à data, as amostras processadas para teste de RT-PCR no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, ascendem a 581.983.