Madeira

Economia regional acelerou em Maio último

Direcção Regional de Estatística da Madeira divulgou dados do Indicador Regional de Actividade Económica relativos a Maio de 2021

None

De acordo com os dados hoje divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira, o Indicador Regional de Actividade Económica (IRAE) indicia que actividade económica da Região, em Maio último, reforçou a trajcetória de crescimento iniciada no mês anterior. "Recorde-se que no mês homólogo a economia estava fortemente condicionada pelas medidas restritivas de combate à pandemia", indica a DREM.

No passado mês de Maio, o IRAE na Madeira atingiu o valor de 14,2%, o valor mais elevado desde Abril de 2006. Foi aliás o segundo mês consecutivo com valor positivo (em Abril foi 7, 3%) depois de 13 meses consecutivos com valores negativos. 

A DREM recorda que o objectivo do IRAE é “sinalizar o comportamento da actividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direcção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis.

Em conjunto com o IRAE, o DREM publicou também hoje a Síntese Mensal de Indicadores de Conjuntura – Maio de 2021, instrumento de acompanhamento da conjuntura económica e que integra os dados mais recentes da atividade económica regional.