Madeira

O dia em que um secretário comparou parecer do Tribunal a revista erótica

No Canal Memória de hoje, reveja o que foi notícia no DIÁRIO a 30 de Junho de 1993

Paulo Fontes (à direita) na Assembleia Legislativa da Madeira em 1993.
Paulo Fontes (à direita) na Assembleia Legislativa da Madeira em 1993.

Em 1993, causou celeuma nacional uma declaração que o então secretário regional das Finanças fez a propósito dos reparos que o Tribunal de Contas (TdC) formulou no parecer sobre a Conta da Região relativa a 1991. Paulo Fontes comparou o documento com a posição dos técnicos de fiscalização da contabilidade pública com uma revista erótica dos seus tempos no Liceu.

A opinião do governante foi expressa no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira. Na edição de 30 de Junho de 1993, um artigo assinado pelo jornalista Juan Fernandez citava a reacção de Paulo Fontes a documento que detectou uma violação do equilíbrio orçamental em mais de 11 milhões de euros na Conta da Região: “Este parecer é de tal maneira excitante que eu confesso que me chega a lembrar os tempos da juventude e do Liceu quando algum colega aparecia com uma revista erótica. Era um assédio completo e total a esse colega que trazia a revista. Todos nós queríamos ver o que lá estava e normalmente era muito mais o nosso apetite do que aquilo que ela continha. Por isso a nossa imaginação ia muito longe na interpretação daquelas figuras e daquilo que lá estava Esta mesma situação está a passar-se em relação ao parecer do Tribunal de Contas”.

A comparação mas também as conclusões do próprio parecer do TdC geraram burburinho nos dias e semanas seguintes. Tanto que o próprio bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria, considerou oportuno abordar o assunto em plena celebração eucarística do Dia da Região, criticando a importância que se estava a dar às contas públicas da Madeira. "É mais fácil julgar contas do que dar casa a quem precisa", afirmou na Sé do Funchal.

O episódio da “revista erótica” não teve qualquer impacto na carreira política de Paulo Fontes. Alberto João Jardim confiou-lhe o cargo de secretário das Finanças até ao ano 2000 e depois disso ainda continuou como deputado e vice-presidente do parlamento regional.

Para saber mais sobre as notícias de há 28 anos, consulte a edição do DIÁRIO do dia 30 de Junho de 1993 através do portal da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira através deste link.