País

Pandemia veio evidenciar défice de organização nos sectores de actividade em Portugal

Defendeu o secretário-geral da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Francisco Silva.

None

A confederação nacional das cooperativas agrícolas defendeu hoje, no parlamento, que a pandemia de covid-19 veio evidenciar um défice de organização nos sectores, enaltecendo ainda o trabalho do Ministério da Agricultura neste período.

"Este período evidenciou uma falta de organização. Portugal tem um défice de organização nos sectores de actividade", afirmou o secretário-geral da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), Francisco Silva, numa audição parlamentar na comissão eventual para o acompanhamento para a aplicação de medidas de resposta à pandemia da doença de covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Este responsável notou que o sector agroalimentar continuou sempre a trabalhar e a produzir bens alimentares para consumo interno e externo, demonstrando "o quanto é vital e prioritário para Portugal".

Francisco Silva referiu que, até ao Verão de 2020, o assunto era "novo" e, por isso, criou "uma grande complexidade" no sector, a que se juntou a queda do turismo e o consequente encerramento e hotéis e restaurantes.

Segundo a confagri, o Ministério da Agricultura, em conjunto com as organizações do sector, fez "um plano de medidas excepcional" para o sector.

"Em Outubro entrámos numa segunda vaga em que se notou, no caso da agricultura, por exemplo, no Natal, dificuldade em escoar pequenos produtos, como borregos e queijos", acrescentou.

Desde aí foi tomado um novo conjunto de medidas, "ajustadas à realidade", tendo a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reunido com o sector, sensivelmente, de 15 em 15 dias, destacou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.543.125 mortos no mundo, resultantes de mais de 170,2 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 17.025 pessoas dos 849.093 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.