País

Marcelo Rebelo de Sousa inicia domingo visita de três dias à Eslovénia

None

O Presidente da República inicia no domingo uma visita oficial de três dias à Eslovénia, que sucederá a Portugal na presidência do Conselho da UE, e onde se reunirá com os chefes de Estado e de Governo locais.

Marcelo Rebelo de Sousa, que chega hoje à noite à capital eslovena, irá iniciar no domingo a visita oficial à Eslovénia, com uma deslocação, pelas 16:00 locais (15:00 de Lisboa), ao castelo de Brdo, que se situa a cerca de 20 quilómetros de Ljubljana.

Nessa ocasião, o Presidente da República irá reunir-se com o homólogo esloveno, Borut Pahor, e alemão, Frank-Walter Steinmeier, no âmbito de uma reunião do trio de presidências do Conselho da UE de que faz parte Portugal, a Alemanha e a Eslovénia.

Após um jantar de trabalho com os dois chefes de Estado, o Presidente da República regressará a Ljubljana onde, por volta das 20:00 (19:00 de Lisboa), se irá encontrar com representantes da comunidade portuguesa na Eslovénia, um encontro que terá lugar no Grand Union Hotel, onde o Presidente se encontra hospedado.

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa irá reunir-se novamente com Borut Pahor no palácio presidencial, depois de assistir, às 10:00 (09:00 de Lisboa), a uma cerimónia oficial de boas-vindas na Praça do Congresso, onde irá também colocar uma coroa de flores no Memorial às Vítimas de Todas as Guerras.

Após o encontro com o Presidente esloveno, Marcelo Rebelo de Sousa irá deslocar-se à Assembleia Nacional para se reunir com as diferentes delegações do parlamento esloveno, antes de almoçar, às 13:40 (12:40 de Lisboa) com o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, na Vila Podroznik, utilizada pelo Governo do país para as receções oficiais.

Às 15:30 (14:30 de Lisboa), Marcelo Rebelo de Sousa irá visitar a empresa Sinergise, que desenvolve sistemas de informação geográfica, antes de se deslocar ao Castelo de Bled, a cerca de 55 quilómetros da capital eslovena, para visitar o local, passear pelo lago com o mesmo nome, e jantar, às 19:30 (18:30 de Lisboa), na Vila Bled.

Na terça-feira, e naquele que será o último dia da visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Eslovénia, o Presidente da República irá encontrar-se, às 09:25 (08:25 de Lisboa) com estudantes de língua portuguesa da Universidade de Liubliana.

Seguirá depois para a cidade de Kranj onde, às 11:00 (10:00 de Lisboa), irá dar uma aula conjunta com o Presidente esloveno, sobre o tema "Como veem e como querem as crianças e os jovens o futuro da Europa, em termos de valores e de prioridades políticas".

Antes de almoçar no castelo de Brdo às 13:00 (12:00 de Lisboa), naquele que será o último evento da deslocação oficial do Presidente da República à Eslovénia, Marcelo Rebelo de Sousa irá ainda visitar o centro histórico de Kranj, onde assistirá a um espetáculo de danças tradicionais eslovenas, e inaugurará o Banco da Paz e da Amizade.

Após a visita à Eslovénia, Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se à Bulgária.