Madeira

Índice de preços no Consumidor baixa 1,2%

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Em Abril de 2021, segundo a Direcção Regional de Estatística da Madeira, a taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de -1,2%, valor ligeiramente superior (+0,1 pontos percentuais) face ao mês anterior.

Na Região Autónoma, frisa a DREM, “a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de -1,2%, superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior”, sendo que este “indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de -1,5%, valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior”.

Segundo os dados publicados nesta quarta-feira, “os bens registaram uma taxa de -0,6% e os serviços de -2,0%, tendo em conta que por classes a dos ‘Transportes’ e a da ‘Educação’ “foram as que registaram as maiores variações negativas, com -5,1% e -4,9%, respectivamente” e “em sentido inverso, as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes dos ‘Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas’ (+2,0%) e dos ‘Restaurantes e hotéis’ (+1,1%)”.

No País, “o IPC registou uma taxa de variação de 0,1%, valor superior em 0,1 p.p. ao observado no mês anterior”, aponta.

No mesmo mês, “o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,2% face ao mês anterior e aumentou 0,8% face ao mês homólogo”, resume.